PROBLEMAS NO CAPÔ
Tesla realiza recall de mais de 1,8 milhão de carros
Por Redação - Em 01/08/2024 às 12:46 AM
A Tesla, fabricante americana de veículos elétricos, está realizando um recall de mais de 1,8 milhão de carros devido a um problema com o capô que pode aumentar o risco de acidentes. A empresa, dirigida pelo bilionário Elon Musk, está convocando proprietários dos modelos Model 3, Model S e Model X fabricados entre 2021 e 2024, além do Model Y produzido entre 2020 e 2024, para substituir o mecanismo da trava do capô. Esse mecanismo pode falhar em detectar se o capô foi corretamente fechado após ser aberto.
A Tesla alerta que o capô pode abrir enquanto o veículo está em movimento, o que pode obstruir a visão do motorista e aumentar o risco de um acidente. Até o momento, a empresa não tem conhecimento de incidentes, lesões ou mortes relacionados a esse defeito. A Tesla ainda não comentou sobre um pedido de entrevista a respeito do recall.
A investigação sobre o problema começou quando a Tesla recebeu reclamações sobre os modelos Model 3 e Model Y na China, a partir de 25 de março. Em abril, a montadora descobriu que o problema era causado por uma deformação no interruptor da trava do capô. A análise subsequente revelou que a frequência dos defeitos era maior na China do que na Europa e na América do Norte, embora a causa dessa discrepância ainda seja desconhecida. Até 20 de julho, foram registradas três reclamações nos EUA relacionadas ao problema do capô. A Administração Nacional de Segurança no Trânsito dos EUA informou que a Tesla lançou uma atualização de software gratuita para resolver o defeito.
Recentemente, a Tesla também fez um recall da Cybertruck, sua nova picape, pela quarta vez desde seu lançamento em 30 de novembro. O recall foi necessário para corrigir problemas com peças de acabamento que poderiam se soltar e falhas nos limpadores de para-brisa dianteiros.
A participação da Tesla no mercado de veículos elétricos nos Estados Unidos, onde já foi líder, caiu para menos de 50% no segundo trimestre do ano, mesmo com vendas recordes de carros elétricos. De acordo com novas estimativas, a Tesla representou 49,7% das vendas de veículos elétricos entre abril e junho, uma queda em relação aos 59,3% do ano anterior. A montadora perdeu espaço para concorrentes como General Motors, Ford, Hyundai e Kia, conforme levantamento da Cox Automotive. Foi a primeira vez que a participação de mercado da Tesla caiu abaixo de 50% em um trimestre, segundo a Cox.