CONCORRÊNCIA
TikTok Shop pode movimentar R$ 39 bilhões no Brasil até 2028 e transformar o e-commerce global
Por Redação - Em 02/02/2025 às 12:01 AM
O TikTok está prestes a se consolidar como um dos maiores concorrentes do comércio eletrônico global, com o Brasil se destacando como um dos países com maior potencial de crescimento para a plataforma. De acordo com um relatório divulgado pelo Santander nesta semana, a nova ferramenta TikTok Shop pode gerar um volume de vendas de até R$ 39 bilhões no Brasil até 2028, impactando de maneira significativa o e-commerce no país e no mundo.
Atualmente, o TikTok Shop já está presente em diversos mercados internacionais, incluindo os Estados Unidos, Reino Unido, Indonésia, Filipinas, Malásia, Singapura, Tailândia e Vietnã, e está se preparando para desembarcar na América Latina. O México será o primeiro país da região a contar com a ferramenta, com o Brasil sendo apontado como o próximo destino.
O impacto do TikTok Shop no mercado brasileiro promete ser relevante. O Santander projeta que, após três anos do lançamento da plataforma de compras no Brasil, ela poderá capturar de 5% a 9% do e-commerce nacional. Este potencial é impulsionado pelo fato de o Brasil ser o terceiro maior mercado da plataforma, com 111 milhões de usuários, atrás apenas da Indonésia e dos Estados Unidos.
Os brasileiros, aliás, têm se mostrado cada vez mais engajados com o TikTok, passando, em média, nove horas online por semana, sendo uma hora dedicada exclusivamente à plataforma. Esse engajamento é visto como uma oportunidade de ouro para o TikTok, especialmente no contexto da possível proibição da plataforma nos Estados Unidos, o que abre um espaço estratégico para os mercados latino-americanos, com um total de 160 milhões de usuários combinados entre Brasil e México.
O impacto do TikTok Shop é especialmente grande nos setores de beleza e moda, com um efeito direto sobre o comportamento de compra dos consumidores e, também, sobre as lojas físicas tradicionais. “Os varejistas convencionais enfrentam uma escolha urgente: aprender a navegar no ecossistema do TikTok ou ver seu reconhecimento de marca desaparecer para marcas mais competentes”, aponta o estudo do Santander.
No quesito adaptação à nova ferramenta, o relatório também lista as empresas mais bem preparadas para aproveitar as oportunidades do TikTok Shop. Entre as líderes estão O Boticário, Burger King, Smart Fit e Natura, que já têm estratégias estabelecidas para gerar engajamento e reduzir os custos de aquisição de clientes na plataforma. Natura, Renner, C&A, Mercado Livre e Magazine Luiza também se destacam no ranking, com boas perspectivas de capturar ganhos com a ferramenta de vendas.