Governo federal

Transposição do São Francisco: obras de duplicação do Eixo Norte serão retomadas

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 31/03/2025 às 6:35 PM

águas Do Eixo Norte Do Projeto São Francisco Foto Divulgação

Águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco Foto: Divulgação

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou a retomada das obras de duplicação do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. O Consórcio Construtor Ampliação Eixo Norte, formado pelas empresas Ayla Construtora, S/A Paulista de Construções, GMS Indústria de Tubos S/A e RuhrPumpen do Brasil, venceu a licitação com uma proposta de R$ 491,3 milhões.

A ampliação das estações de bombeamento EBI-1, EBI-2 e EBI-3, localizadas em Salgueiro (PE), permitirá dobrar a capacidade de transferência de água do Rio São Francisco para o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, de 26 para 52 metros cúbicos por segundo.

Atualmente, estão em andamento as construções dos ramais do Apodi, que levará água ao Rio Grande do Norte, e do Salgado, que reduzirá em 150 quilômetros a viagem da água até o Açude Castanhão, no Ceará.

O Projeto São Francisco já consumiu mais de R$ 10 bilhões e levou mais de 10 anos para ser executado. A corrupção e as emendas parlamentares são apontadas como fatores que atrasam as obras públicas no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business