UNIVERSALIZAR O SANEAMENTO

Tratamento adequado de esgoto garante a qualidade da água no meio ambiente

Por Marcelo - Em 23/03/2024 às 8:13 AM

Diariamente, mais de 376 milhões de litros de esgoto de 24 cidades cearenses percorrem um longo caminho até retornarem ao meio ambiente sem poluir a natureza. Essa quantidade de efluentes, que sai de pias, ralos e vasos sanitários, chega às estações operadas pela Ambiental Ceará, onde passam pelo processo de tratamento e análise, contribuindo com a boa qualidade da água dos mananciais. Nesta sexta-feira (22), quando foi celebrado o Dia Mundial da Água, a empresa reforçou a importância da universalização do acesso à coleta, ao tratamento de esgoto e como a população tem participação ativa nessa jornada.

Material tratado passa por análise laboratorial antes de voltar à natureza

O tratamento do esgoto coletado nas cidades atendidas pela empresa garante que, por ano, o equivalente a 54 mil piscinas olímpicas de efluente sem material orgânico retorne ao meio ambiente. Até o final deste ano, o volume de esgoto tratado será 13% maior, com 52 milhões de litros a mais por dia, em razão do aumento da infraestrutura de esgotamento sanitário, a partir de obras executadas pela Ambiental Ceará. Essa expansão vai beneficiar 440 mil pessoas com acesso à coleta e ao tratamento de efluentes nos municípios atendidos pela empresa.

“É importante lembrar que 99% do esgoto é constituído por água. Quando tratamos esse material de forma adequada, antes de devolvê-lo para a natureza, estamos garantindo que a água de rios, açudes e lagoas, ou lençóis subterrâneos, por exemplo, seja devidamente conservada e possa ser utilizada para atividades do dia a dia, como tomar banho ou cozinhar”, afirma o diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó. Na sua avaliação, as soluções de acesso à água envolvem não apenas disponibilizar esse item em quantidade, mas garantir a qualidade do material ofertado.

Em laboratório

Nas 217 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de responsabilidade da Ambiental Ceará, os efluentes coletados passam por diversos processos de limpeza e estabilização. Da retirada de todos os resíduos orgânicos aos processos químicos, um ciclo completo leva entre 15 e 45 dias para ser concluído. A certificação da qualidade do material que sai dessas estações é realizada por laboratórios especializados nesse tipo de análise.

“Periodicamente, são realizados monitoramentos do esgoto bruto e do esgoto tratado em todas as ETEs operadas pela Ambiental Ceará. Uma equipe coleta o material e encaminha para um laboratório. Os resultados precisam estar dentro do que determina o regulamento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para não alterar as características dos corpos de água que vão receber o material tratado”, detalha a coordenadora do Laboratório de Efluentes da Ambiental Ceará, Priscila Decome.

Estações de Tratamento de Esgoto realizam um processo que dura entre 15 e 45 dias para ser concluído

Mais notícias

Ver tudo de IN Business