
GUERRA COMERCIAL
Trump anuncia tarifa de 10% para produtos brasileiros
Por Redação - Em 02/04/2025 às 5:53 PM

As novas tarifas anunciadas por Trump variam de acordo com o país de origem dos produtos, com alguns países enfrentando sobretaxas que chegam a 49%. foto: Reprodução / Reuters
Em uma movimentação que promete reformular as dinâmicas do comércio internacional, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta quarta-feira (2) um conjunto de novas tarifas comerciais, denominado “Dia da Libertação”. O pacote, que introduz taxas recíprocas para produtos importados de países com barreiras comerciais consideradas desproporcionais, sinaliza uma mudança radical na postura americana em relação ao comércio global.
As novas tarifas variam de acordo com o país de origem dos produtos, com alguns países enfrentando sobretaxas que chegam a 49%. O Camboja, por exemplo, será alvo de uma tarifa de 49%, uma vez que o país asiático aplica uma tarifa de 97% sobre os produtos norte-americanos. O Brasil, por sua vez, terá uma tarifa de 10%, a mais baixa entre os países afetados, ao lado de Singapura e Reino Unido.
Entre as tarifas anunciadas, estão as seguintes:
Brasil: 10%
Singapura: 10%
Reino Unido: 10%
Israel: 17%
União Europeia: 20%
Japão: 24%
Malásia: 24%
Coreia do Sul: 25%
Índia: 26%
África do Sul: 30%
China: 34%
Suíça: 31%
Indonésia: 32%
Taiwan: 32%
Tailândia: 36%
Bangladesh: 37%
Vietnã: 46%
Camboja: 49%
Trump, durante seu discurso, chamou a data de “Dia da Libertação”, afirmando que este momento será lembrado como um marco no renascimento da indústria americana. “Por mais de 50 anos, nossos contribuintes foram enganados, mas isso acaba hoje”, declarou.
O presidente dos Estados Unidos aproveitou para criticar tarifas impostas por outros países a produtos americanos, destacando os 10% cobrados pela União Europeia sobre veículos fabricados nos EUA. No entanto, ele omitiu menção a tarifas aplicadas pelos próprios Estados Unidos, como a taxa de 25% sobre caminhões importados, enquanto os carros europeus enfrentam apenas 2,5% de tarifa.
Além disso, o governo dos EUA confirmou a imposição de uma nova tarifa de 25% sobre carros e autopeças importados, que começará a valer à meia-noite de quinta-feira (3).
Mais notícias


FENABRAVE
