FECOMÉRCIO

Turismo brasileiro fatura R$ 95,3 bilhões no 1º semestre; melhor resultado desde 2019

Por Redação - Em 03/09/2024 às 11:02 PM

Praia, Turismo, Turistas Foto Agência Brasil

O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribuiu os resultados a pontos como o trabalho integrado voltado para o investimento em infraestrutura turística FOTO: Agência Brasil

O faturamento do turismo brasileiro somou R$ 95,3 bilhões no primeiro semestre de 2024, o melhor resultado desde 2019. O valor representa um aumento de 1,9% em relação a igual período do ano passado, conforme os dados divulgados nesta terça-feira (3) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio).

De acordo com a Fecomércio, o principal fator para esse crescimento foi a locação de meios de transporte para viagens, que apresentou um aumento de 11%. Outros segmentos que contribuíram para o bom desempenho do setor incluem a área de hospedagem, com um crescimento de 6,7%, e as atividades culturais, recreativas e esportivas, que cresceram 3,9%.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, atribuiu os resultados ao trabalho integrado voltado para o investimento em infraestrutura turística, ações de sustentabilidade e ampliação da conectividade aérea, que têm contribuído para o crescimento econômico.

Os transportes aquaviário e aéreo também tiveram impacto positivo, com altas de 2,5% e 1,2%, respectivamente, no volume de receitas do turismo. A pesquisa da Fecomércio indica que o turismo nacional retomou os níveis de atividade anteriores à pandemia de Covid-19.

Plano Nacional de Turismo 2024-2027

Em agosto deste ano, foi lançado o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que estabelece metas para o setor nos próximos três anos. Entre os objetivos, estão o aumento do número de viajantes nacionais de 93 milhões para 150 milhões e a atração de 8,1 milhões de turistas internacionais, além de gerar US$ 8,1 bilhões em receitas provenientes de estrangeiros.

A expectativa é que o cumprimento dessas metas contribua para o aumento do fluxo econômico, promovendo desenvolvimento, inserção produtiva, sustentabilidade, inovação, transformação digital e a democratização do acesso ao turismo
no Brasil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business