ESTUDO DO IPECE

Turismo cearense tem alta de 36,7% em 2022 e fecha acima da média nacional

Por Marcelo - Em 28/02/2023 às 8:12 PM

O turismo no Ceará registrou uma expansão de 36,7% em 2022, em relação ao ano anterior, quando já havia registrado uma elevação de 19,5%. Inclusive, o desempenho cearense, no ano passado, superou o nacional, que foi de 29,9%, maior que os 22,2% de 2021. São números dignos de comemoração para os integrantes de um setor que foi fortemente impactado de maneira negaiva pela pandemia de Covid-19.

Litoral do Ceará possui lagoas, dunas e praias que atraem os turistas               Foto: Divulgação

Segundo o analista de Política Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Daniel Suliano, autor do estudo, a expansão registrada em 2022, de quase 37% do turismo estadual, ocorreu diante de uma base já elevada do ano imediatamente anterior. “Em 2021, o crescimento do turismo se deu no bojo da retomada da economia, após a crise sanitária que atingiu toda a economia mundial em 2020. De fato, em 2020, o recuo do setor havia sido de 41% (Ceará) e 36,7% (Brasil), respectivamente”, disse.

Ele explica que é possível constatar, ao analisar o desempenho do setor, que existe uma tendência de crescimento, “não obstante que haja claros sinais de fechamento do hiato do produto da economia brasileira e configurando uma economia próxima ao pleno emprego”. Para ele, a atividade turística cearense segue no mesmo ritmo da nacional. Isso permite que o ciclo econômico do setor turístico no Estado esteja alinhado ao ciclo do turismo nacional, tendo este também estado em consonância com o ciclo de negócios da economia brasileira.

“Após a crise sanitária (da Covid-19), o turismo apresenta dois picos: um no segundo trimestre de 2021, de 97,4%, e o outro, no segundo trimestre de 2022, de 77,8%, acrescenta Suliano. Ambos podem estar relacionados com a abertura do setor de serviços, segmento que compõe o índice de atividades turísticas e que foi o mais atingido com as medidas de isolamento social.

Analisando a tendência do segmento, desde o último pico, pode-se observar que o setor vem indicando taxas decrescentes o que, diferentemente da análise anual, pode indicar arrefecimento do setor para os próximos períodos. Os números estão no documento Enfoque Econômico (Nº 246) – Desempenho no Ano de 2022 da Atividade Turística do Estado do Ceará, que acaba de ser publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business