LIVE DO SEBRAE

Turismo doméstico deve impulsionar a retomada da expansão do setor no Ceará

Por Marcelo - Em 15/05/2020 às 4:07 PM

Alexandre Pereira e Joaquim Cartaxo ressaltaram do turismo interno       Foto: Portal IN News

O Sebrae-CE realizou, na manhã desta sexta-feira (15) uma Live contando com a participação do superintendente Joaquim Cartaxo e o secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, com o tema: “Tendências e oportunidades para a retomada do turismo em Fortaleza”.

Ambos afirmaram que o setor turístico deve passar por transformações radicais após a pandemia de coronavírus, necessitando de várias ações em conjunto, envolvendo o Governo, Sebrae e todo o trade que trabalha diretamente no atendimento aos viajantes.

“As companhias aéreas, que já estão em dificuldades, como vão operar com aquela proximidade dentro das aeronaves, ou isolando as fileiras centrais, a conta vai fechar? Temos os cafés da manhã nos restaurantes dos hotéis, como ficarão? As vans de passeios turísticos, como vão fazer pois terão de levar menos pessoas?”, questionou Alexandre.

Ele ressaltou que os turistas devem voltar mais exigentes, depois da pandemia, com relação aos serviços que lhes serão prestados, exigindo dos operadores de turismo, bem como da hotelaria, um esforço para que possam manter seus estabelecimentos funcionando.

A saída para o setor turístico passa pelo turismo interno, principalmente devido à elevada cotação do dólar neste momento complicado da economia brasileira. Joaquim Cartaxo concordou com o titular da Setfor, e que a retomada das atividades deverá passar pelo chamado “turismo curto”, incentivando os destinos próximos das capitais brasileiras, o turismo regional.

Destacou, ainda, que o setor turístico necessitará de medidas estratégicas bem estruturadas, ações colaborativas. “Sem falar no acesso facilitado ao crédito, para poder amenizar a grave situação que penaliza a sociedade em geral”, disse Joaquim Cartaxo.

Alexandre Pereira lembrou do projeto de turismo compartilhado, que ele estava prestes a lançar pouco antes da pandemia, envolvendo Fortaleza e Natal, tendo em vista que o Brasil é um país continental e esse tipo de ação poderá impulsionar a retomada do desenvolvimento turístico. Afinal, na Europa, muita gente entre por Lisboa e sai por Madri, entra por Paris e sai por Amsterdã, incrementando a cadeia do turismo.

Litoral cearense tem praias de beleza reconhecida internacionalmente

“Estou convencido que a nossa retomada passa pelo turismo doméstico e próximo. Os hotéis poderiam oferecer diárias nos fins de semana, para os fortalezenses, que pagariam 30% do valor, no início, para impulsionar o trade, pois muita gente poderia se interessar em passar um fim de semana diferente, num hotel ou pousada”, asseverou.

E reafirmou ser necessário fortalecer o turismo interno, pois há muitos brasileiros que conhecem a Disney, ou Paris, e não conhecem lugares fantásticos do Brasil, como o litoral nordestino ou as serras gaúchas. Tanto, que essa deveria ser uma estratégia de Governo, para acelerar a retomada do setor que foi um dos primeiros a sentir os efeitos da crise e será um dos últimos a sair.

“Lembro que na China, há alguns anos, os trabalhadores tinham acesso a uma semana de férias por ano e o governo chinês concedia alguns incentivos para que eles viajassem dentro do país, para deixar o dinheiro movimentando a economia doméstica chinesa e os resultados foram positivos”, completou Alexandre Pereira.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business