Pesquisa Fecomércio

Turismo nacional cresce 5,5% em janeiro e bate recorde de faturamento

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 04/04/2025 às 1:06 PM

Pesquisa Faturamento Do Turismo Nacional Foto Freepik

Os estados que mais se destacaram foram Goiás, com um aumento de 11,8%, Espírito Santo, com 11,7%, e Bahia, com 11,4% Foto: Freepik

Em janeiro deste ano, o setor de turismo no Brasil registrou um faturamento recorde de R$ 20,5 bilhões, segundo a pesquisa Faturamento do Turismo Nacional, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio SP). O crescimento foi de 5,5% em relação a igual período do ano passado, apesar do aumento da taxa de juros que encareceu o crédito.

De acordo com o levantamento, o mercado de trabalho aquecido e o ganho real de renda são fundamentais para manter o ritmo de crescimento das viagens de lazer. Com a economia brasileira crescendo 3,4% em 2024, conforme dados do IBGE, espera-se que o turismo corporativo também se beneficie, com empresas já planejando eventos, congressos e feiras ao longo do ano.

Desempenho por Estado

Os estados que mais se destacaram foram Goiás, com um aumento de 11,8%, Espírito Santo, com 11,7%, e Bahia, com 11,4%, impulsionados pela procura por praias e parques durante as férias escolares. Santa Catarina teve um crescimento de 8,7%, beneficiado pela desvalorização do real frente ao peso argentino, atraindo mais turistas do país vizinho.

Por outro lado, o Rio Grande do Sul registrou uma queda de 5,7% nas atividades turísticas, ainda se recuperando das enchentes de maio passado. São Paulo, com o maior faturamento, de pouco mais de R$ 5 bilhões, cresceu 5,8%. As maiores quedas foram observadas em Rondônia (-15,4%), Acre (-10,3%) e Mato Grosso (-9,3%).

No Nordeste, a Bahia liderou o crescimento em janeiro, seguida por Sergipe (7,2%), Rio Grande do Norte (6,9%), Ceará (4,9%) e Alagoas (3,5%).

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business