CAGED

Turismo ultrapassa 110 mil novos empregos gerados em 2024

Por Redação - Em 30/08/2024 às 12:35 PM

Garçom, Setor De Serviços, Cerveja Foto Freepik

A criação de novas vagas no setor de turismo está próxima dos números registrados no grupo “Comércio”, que gerou pouco mais de 120 mil vagas FOTO: Freepik

De janeiro a julho de 2024, o setor de turismo criou 110.012 novas vagas de emprego, de acordo com dados compilados pelo Ministério do Turismo a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Esse número representa um aumento de 35% em relação ao crescimento de postos de trabalho em setores como a agropecuária, que admitiu 80.999 trabalhadores no mesmo período.

Somente em julho, foram contratadas 11.337 pessoas com carteira assinada em atividades relacionadas ao turismo no Brasil.

A criação de novas vagas no setor de turismo está próxima dos números registrados no grupo “Comércio”, que gerou pouco mais de 120 mil postos formais de trabalho entre janeiro e julho de 2024.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou o impacto positivo do setor na economia brasileira. Segundo ele, investir no turismo contribui para a criação de empregos, aumento da renda e melhora na qualidade de vida dos brasileiros.

Em julho, três atividades econômicas ligadas ao turismo se destacaram. O setor de “Alojamento e Alimentação” gerou 8.252 novos empregos, seguido por “Arte e Cultura” com 959 novas vagas e “Eventos” com 720 novas posições.

Sabino também destacou a importância da sustentabilidade na atividade turística, afirmando que o setor busca minimizar impactos negativos no meio ambiente e nas comunidades locais, promovendo um desenvolvimento equilibrado.

O Novo Caged, instituído em janeiro de 2020, fornece dados sobre o emprego formal no país, baseando-se nas informações dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia utilizada considera apenas trabalhadores com carteira assinada, excluindo os informais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business