ORIENTAÇÕES
Turista: conheça seus direitos e deveres na hora de viajar
Por Redação - Em 15/01/2024 às 12:03 AM
Buscando orientar os turistas brasileiros sobre seus direitos e deveres, o Ministério do Turismo disponibiliza uma coletânea de cartilhas chamadas “Consumidor Turista”, separadas pelos temas “Transporte Aéreo – Antes da viagem, Durante a viagem e Chegando ao destino”, “Viajando de carro” e “Turismo Seguro em ambientes naturais”. Lá estão respostas para as principais dúvidas dos turistas, juntamente com dicas, regras e até mesmo contatos importantes para serem lembrados em caso de alguma necessidade.
“Você sabia que receber informações claras e completas é um direito previsto no Código do Consumidor?”, alerta a primeira cartilha, com a abordagem sobre transporte aéreo. Dentre os assuntos disponibilizados, o consumidor encontra informações sobre tarifas aéreas, conexões, viagens ao exterior, acessibilidade, viagem com menores de idade, regras, legislações e muito mais.
A publicação sobre viagens de carro traz desde dicas simples como fazer a revisão do veículo antes de cair na estrada à como saber a diferença de rodovias federais e estaduais. O conteúdo traz informações sobre obrigações das concessionárias administradoras das vias, socorro mecânico, inspeção de tráfego, apreensão de animais, bases de atendimento aos usuários e pedágios. Também está disponível uma série de contatos das rodovias federais sob concessão.
Turismo Seguro em Ambientes Naturais é outro tema abordado pelas cartilhas do Consumidor Turista. Nessa Cartilha, você pode encontrar diversos esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor e muitas dicas de Ecoturismo, Turismo de Aventura, prevenções, riscos e pontos de atenção, além de o que saber na hora de contratar serviços de agências de turismo.
Clique aqui e confira as publicações do Ministério do Turismo.