INCLUSÃO E TECNOLOGIA

Uece e Dell desenvolvem exoesqueleto que permite que PcDs possam trabalhar

Por Marcelo - Em 23/10/2023 às 3:32 PM

Um equipamento capaz de deixar uma pessoa que usa cadeira de rodas na posição vertical, possibilitando a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcDs) em cargos e funções da indústria ou de outros setores que até então eram ocupados apenas por trabalhadores sem deficiência. Esse é o inédito exoesqueleto Steve, criado a partir da parceria entre a Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação (LDI), e a Dell Technologies, com seu Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Lead).

Pessoas com deficiência poderão utilizar o novo exoesqueleto Steve

De acordo com o cientista-chefe do LDI/Uece e idealizador do exoesqueleto, professor Francisco Carlos Oliveira, “Steve é um aparelho para habilitar para o trabalho”. O docente da Uece conta que a ideia surgiu diante da busca constante da parceria para promover mais inclusão e acessibilidade aos brasileiros PcDs e ao observar a linha de produção da Dell.

“Olhei aquele lugar e vi que tudo é montado, tudo é pensado para a produtividade. As pessoas trabalham de pé, todos na mesma altura, porque tem uma esteira que vai passando de posto em posto. Então, quando vi aquilo, imaginei a possibilidade das pessoas em cadeira de rodas poderem trabalhar também num posto de montagem de computador, pois, normalmente, eles trabalham em outras funções menos valorizadas economicamente”, explica Francisco Oliveira.

Steve possibilita que pessoas cadeirantes possam ficar em pé e trabalhar

Steve é um produto inédito no mundo, que já conta com certificação da Anvisa e do Inmetro. “Existem outros exoesqueletos que trabalham outros aspectos, mas o nosso é inédito porque ele é o primeiro que habilita para o trabalho. Contribuindo, inclusive, para o atendimento à Lei de Cotas”, ressalta o idealizador.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando dos Santos Soares, salienta que a pesquisa na instituição que permitiu o desenvolvimento do Steve reúne duas pautas muito importantes para a Universidade: a inovação científica e tecnológica e a acessibilidade. “Com foco nessas pautas, a parceria entre a Uece e a Dell, por meio da Lei da Informática, voltou-se fortemente para o desenvolvimento de tecnologias assistivas, consolidando-nos uma referência científica nessa área. Como fruto também dessa parceria bem-sucedida, a tecnologia apresentada pela Dell carrega um DNA ueceano, e o resultado é o fortalecimento da ciência, da tecnologia e das ações de acessibilidade”, ressalta Hidelbrando Soares.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business