MISSÃO À CHINA
UFC deve criar Departamento de Inteligência Artificial, já em 2020
Por Marcelo - Em 16/12/2019 às 4:59 PM
O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, comandou a comitiva formada ainda pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Augusto Albuquerque e a diretora-geral do Instituto Confúcio, Mônica Amorim, que participou da missão à China, para fortalecer relações e discutir novas parcerias entre a UFC e universidades chinesas.
Dentre os resultados obtidos estão a proposta de ampliação da atuação do Instituto Confúcio da UFC e de intercâmbios com o Departamento de Língua Portuguesa e o Colégio de Inteligência Artificial da Universidade de Nankai, visando à criação do Departamento de Inteligência Artificial da UFC, já em 2020.
A missão teve início na cidade de Changsha, na 14ª Conferência Internacional de Educação de Língua Chinesa, da qual participaram várias universidades do mundo que possuem uma sede do Instituto Confúcio.
“Foi muito proveitosa a nossa participação na conferência, onde a professora Mônica fez uma memorável apresentação dos trabalhos do nosso Instituto. À noite, fomos recebidos com uma calorosa acolhida durante um jantar com o vice-diretor de Assuntos Internacionais da Universidade de Nankai, Jason Ning Zhang“, disse Cândido.
O grupo cearense visitou o College of Artificial Intelligence, uma das principais apostas da China no que se refere à tecnologia e inovação, e encaminhou uma proposta de convênio que viabilize o intercâmbio de pesquisadores da UFC com aquela instituição de ensino asiática.
A intenção é que, em 2020, seja criado um Departamento de Inteligência Artificial em uma das unidades acadêmicas da instituição cearense. “Inicialmente, tínhamos a ideia de criar um grupo, um núcleo, mas depois dessa visita acredito que podemos ter algo mais amplo. Em janeiro vamos começar a articulação para criar esse projeto“, afirmou Cândido Albuquerque.