NÍVEL DE BIOSSEGURANÇA 3

UFC inaugura moderno laboratório que pode manipular o vírus ativo da Covid-19

Por Marcelo - Em 17/02/2022 às 12:40 PM

A Universidade Federal do Ceará inaugurou nesta quinta-feira (17), o Laboratório de Bioagentes Patogênicos de Nível de Biossegurança 3 (NB3 – NBA3). A nova estrutura no Campus do Porangabussu representa “um marco na pesquisa em virologia no Estado do Ceará”, segundo o diretor da Faculdade de Medicina (Famed), professor João Macedo. O laboratório permitirá pesquisas com manipulação de amostras de vírus ativos, como o SARS-CoV-2, causador da Covid-19, além de fungos e bactérias potencialmente ocasionadores de infecções letais.

Cândido Albuquerque disse que o laboratório, agora, é uma realidade           Foto: Divulgação

O reitor da UFC, Cândido Albuquerque, considera a criação do laboratório uma das maiores conquistas da universidade. “Estamos dando ao nosso pessoal da área da saúde a capacidade plena de pesquisa. A instituição, hoje, está focada em pesquisa, em empreendedorismo, em inovação, ou seja, a UFC quer apresentar soluções de que tanto necessita a sociedade. Com a infraestrutura do novo laboratório, e equipes altamente qualificadas, a UFC terá sua capacidade de pesquisa mais especializada, muito mais forte e muito mais abrangente a partir desta quinta-feira”, afirmou.

Situado no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), da Famed, o laboratório que tantos benefícios trará para sociedade com mais pesquisas científicas é um legado da pandemia que já deixou mais de 630 mil mortos no Brasil e ultrapassou os 25 mil casos letais no Ceará. O diretor da Famed explica que o laboratório nasceu a partir da necessidade de estudos mais avançados com bioagentes de grande poder de transmissão e que exigem um nível de segurança maior.

Laboratório dispõem dos mais elevados níveis de biossegurança do Brasil

Laboratórios de segurança biológica desse tipo são projetados e equipados para manipular com segurança patógenos – organismos capazes de causar doença em um hospedeiro -, e outros materiais potencialmente perigosos. Os níveis de biossegurança – BSL, na sigla em inglês – variam de 1 a 4 (risco mínimo a risco máximo). A vice-diretora da Faculdade de Medicina, Danielle Macedo, ressalta que um laboratório BSL-3, como é o da UFC, geralmente é utilizado para trabalhar com agentes patogênicos perigosos com potencial de transmissão respiratória e que podem causar infecção grave, até letal, como a Covid-19.

“Estamos inaugurando o mais sofisticado e seguro laboratório de pesquisa da UFC. A obra, iniciada em 2020, será entregue pronta para entrar em funcionamento. Agora, o Ceará já pode fazer pesquisa envolvendo o temido vírus da Covid-19. Uma ideia que me pareceu tão distante em agosto de 2020, agora é uma realidade! Agradeço a dedicação e o compromisso da nossa comunidade na conquista deste equipamento de pesquisa. Uma conquista que ficará na história da nossa universidade”, destacou Cândido Albuquerque.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business