SAÚDE SUPLEMENTAR

Unimed Equatorial discute uso das novas tecnologias durante evento em Fortaleza

Por Marcelo - Em 25/07/2024 às 3:42 PM

Foi iniciado nesta quinta-feira (25) o V Fórum Técnico da Federação Equatorial Unimed e a primeira edição da Feira de Tecnologia. O evento é uma promoção da federação, em parceria com a Unimed Fortaleza, no Hotel Gran Marquise, e será encerrado amanhã. Os temas principais deste ano serão o uso da inovação e da tecnologia, em especial a inteligência artificial (IA) no ambiente da cooperativa de saúde suplementar.

O encontro também visa buscar o fortalecimento do setor, que foi fortemente impactado por mudanças na legislação sobre o segmento, além da pandemia de covid-19. Segundo o presidente da Unimed Fortaleza, Marcos Aragão, o evento é uma grande oportunidade para a realização de muito networking, onde todos terão acesso a informações sobre novas tecnologias que estão sendo implementadas no setor. Além da apresentação de novos serviços, negócios e soluções inovadoras para as cooperativas de todo o País.

Marcos Aragão, Omar Abujamra e Fernando Pinto falaram sobre a importância da união do setor de saúde suplementar nacional e dos avanços tecnológicos                                      Foto: Douglas Filho

Logo na abertura, o presidente da Federação Equatorial Unimed e da Unimed Natal, Fernando Pinto, salientou que o evento já ocorreu em Fortaleza no passado e retorna agora com uma grade de assuntos ampla, cuidadosa e feita de temas relevantes para o dia a dia das cooperativas de saúde. “Além do controle das sinistralidades, vamos discutir sobre tecnologia, inovação e novos negócios. O cobertor de receita das contraprestações das operadoras de planos de saúde está curto. Então, precisamos repensar novas formas de receitas e novos negócios. Esse fórum tem a ideia de fomentar a discussão, a troca de experiências e a intercooperação entre as nossas cooperativas”, afirma.

Sustentabilidade

O presidente da Unimed Brasil, Omar Abujamra Júnior, lembrou que a entidade congrega 340 cooperativas, possui 118 mil médicos cooperados, 149 mil colaboradores diretos e atende a 25 milhões de beneficiários de planos assistenciais e odontológicos, cerca de 10% da população nacional. No ano passado realizou 631 milhões de procedimentos e mais de 109 milhões de consultas, além de ter destinado R$ 87 bilhões aos médicos cooperados e à rede de serviços de saúde. Ele apresentou a palestra de abertura: ‘Sistema Unimed: Desafios para sustentabilidade e perenidade’.

Omar reconhece a importância da inovação no enfrentamento dos desafios que são impostos ao segmento de saúde suplementar. “Tenho falado em diversas oportunidades sobre a importância da união no Sistema Unimed, para que possamos superar os desafios imensos que se apresentam. Nossa posição de liderança no setor de saúde, nossa capilaridade, impacto social e o consequente conhecimento das diferentes realidades e necessidades locais, fazem a força da Unimed. E deixo claro um posicionamento que nos tem guiado ao longo do último ano e que culmina no tema da nossa Convenção Anual Unimed, que será realizada em Campinas: ‘O Sistema Unimed produz saúde no Brasil’. Aproveito para convidar a todos para estarem conosco, entre os dias 9 e 12 de outubro, refletindo sobre esse tema”, destaca.

Unimed Fortaleza

Marcos Aragão destacou a importância da inovação e da tecnologia

Já o presidente da Unimed Fortaleza salientou que a preocupação de se debater a inovação e o uso das novas tecnologias durante o evento, é porque acredita fielmente que a IA vai mudar o cenário atual, a trajetória e o futuro da saúde suplementar. “A gente se preocupou muito em trazer grandes fornecedores de tecnologia do Sistema Unimed – como Google, HP, entre outros -, para reforçar esse momento da saúde suplementar e a necessidade dessas soluções em tecnologia estarem pautando o nosso desenvolvimento. Muitas delas serão debatidas aqui e muito em breve serão realidade no cotidiano médico, para dar mais segurança para o atendimento ao paciente, como gerar mais conforto e praticidade no ato médico”, assevera.

Ele reafirma que este é um ponto inquestionável e a Unimed Fortaleza vai por esse caminho, trazendo muita inteligência artificial, inovação e tecnologia para a nossa cooperativa. “Em relação aos novos negócios, é uma vertente de crescimento nossa, que é trabalhar com outras fontes de receita, criando esse amplo sistema de proteção em saúde, que chamamos de proteção 360°. Não só na oferta dos planos de saúde, mas uma série de soluções para criar mais proximidade entre nossos clientes e a Unimed Fortaleza. Estamos com várias vertentes de crescimento de negócios. Hoje, já é realidade a nossa corretora de seguros, que vem crescendo muito, e a nossa Vacina Unimed, que hoje já é um dos maiores players no Ceará. Mas vem muita novidade por aí”, completa Marcos Aragão.

Inovações

Além da Feira de Tecnologia, na qual alguns grandes players globais de produtos e serviços para a área de saúde estão expondo as últimas novidades do mercado, os avanços tecnológicos estão presente em todos os debates e palestras do evento. Desde as inovações oferecidas pela Google Cloud, Programa Nacional de Inteligência Artificial Unimed, Gestão de sinistralidade, Governança judicial da saúde suplementar, Plataforma Unimetrics, Hub de Negócios, PEP Unimed e Hub Guia Eletrônico, Consultório online, reforma da Constituição do Sistema Unimed e muito mais.

Auditório do Gran Marquise reuniu uma plateia selecionada para ouvir as apresentações realizadas

Mais notícias

Ver tudo de IN Business