CERTIFICADORA CANADENSE

Unimed Fortaleza dá o start no processo de Acreditação Internacional em rede

Por Marcelo - Em 21/06/2023 às 9:57 PM

A Unimed Fortaleza recebeu nesta quarta-feira (21), o selo de participação de toda sua rede própria de atendimento no processo da Acreditação Internacional Canadense, pela instituição Quality Global Alliance (QGA), na metodologia Qmentum. A solenidade contou com a presença de representantes do Canadá no Brasil e da instituição acreditadora QGA. No último dia 13 de junho, o Hospital Unimed, da cooperativa, recebeu a recertificação internacional pelas boas práticas assistenciais, a nível Diamante, pela terceira vez consecutiva.

Cônsul-geral Heather Cameron, Marcos Aragão e Fernanda Colares

Serão cerca de 30 unidades próprias de atendimento que participarão do processo de acreditação internacional: Hospital Unimed, Hospital Unimed Sul, Laboratórios, Clínicas, Centro de Oncologia, Pronto Atendimento Virtual, Unimed Urgente e Unimed Lar. “A acreditação em rede será um marco histórico para nossa cooperativa e para o setor de saúde privada no Brasil. Estamos orgulhosos em ser a primeira rede privada do País a passar por esse processo de Acreditação Internacional, em que toda a nossa rede própria passará pela rigorosa avaliação da QGA, consolidando a Unimed Fortaleza como referência em cuidado seguro e qualidade”, afirma Dr. Marcos Aragão, presidente da Unimed Fortaleza.

Ele destacou que a operadora aposta na verticalização de seus serviços, direcionando o atendimento dos clientes para a rede própria, por acreditar que tem o melhor atendimento aos clientes da saúde suplementar do Ceará. “Dessa forma a gente consegue racionalizar os nossos custos, mais do que só com relacionamento da rede credenciada. Esse processo começou a ser trabalhado em 2015 com a QGA, só com o Hospital Unimed e já estamos na terceira acreditação. E, agora, estamos vindo com a acreditação em rede, envolvendo todas as nossas unidades de atendimentos primário, secundário, terciário e de retaguarda, teleatendimento, onde atendemos a cerca de 500 mil clientes. Então queremos integrar todas as nossas unidades próprias, por meio da Acreditação em Rede, que é uma experiência que existe hoje, no mundo, só no Canadá, que é referência mundial. E trazemos essa experiência para a rede Unimed Fortaleza, que será a única do Brasil. É um processo longo, que começa hoje e que deve durar cerca de dois a três anos”, ressalta Marcos Aragão.

Cônsul do Canadá

A solenidade contou com a presença da cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Heather Cameron, que veio de São Paulo para prestigiar a submissão da rede Unimed Fortaleza a esse rigoroso processo de acreditação. “É um prazer estar aqui e parabenizar a Unimed Fortaleza e toda a rede por seu comprometimento de se qualificar em nível de normas canadenses, que são as mais altas do mundo. Precisa de muito esforço, muita liderança, para desenvolver esse processo e, sem dúvidas, criar oportunidades no futuro para seus clientes e todo o desenvolvimento da rede. Isso é bem significativo e temos outras instituições de saúde aqui no Brasil que usam a acreditação canadense, mas a Unimed Fortaleza é a primeira que faz para toda a rede simultaneamente, para manter o nível de qualidade internacional para todos os seus clientes”, destaca.

Equipe da Unimed, com a cônsul-geral canadense Heather Cameron e representantes da QGA

Para a diretora de Recursos Próprios da Unimed Fortaleza, Dra. Fernanda Colares, esse passo reafirma o compromisso em focar na melhoria contínua e oferecer um atendimento cada vez mais seguro e eficaz para os seus clientes. “Afinal, o nosso propósito é cuidar das pessoas para que elas vivam mais e melhor. É muito importante falar de qualidade, de segurança. A gente não consegue imaginar trabalhar de outra maneira. Esse processo de acreditação deveria ser um pré-requisito antes de abrir qualquer instituição de saúde, porque quando você fala de qualidade, de melhoria, você está dando segurança para quem é cuidado e para quem trabalha num local onde a gente sabe que o melhor vai ser feito todo dia, a todo momento, para os nossos pacientes”, lembra.

Já Francisco Assis, diretor de Provimentos de Saúde da operadora, salientou o nível de excelência que a Unimed Fortaleza está buscando. “Essa acreditação envolve todos os processos internos e seremos obrigados a revisar cada um deles, desde um simples procedimento de cirurgia de vesícula, mas isso vai nos impelir a fazer uma revisão de todos os nossos processos internos. Então, para eu que lido com todos os custos assistenciais, estou confiante que esse processo vai nos ajudar a ter uma melhor eficiência operacional, garantindo uma melhor assistência aos nossos pacientes”, explica.

Executivo Rubens Corvello – ao centro -, com os integrantes da QGA

O CEO da QGA no Brasil, Rubens Corvello, lembrou que a empresa é a responsável pelo programa de acreditação Qmentum, na América Latina, que é muito rígida e considerada a melhor do mundo. “Ela é a maior, que tem 15 mil unidades em 37 países. E no Brasil temos 300 instituições acreditadas por nós. A Unimed Fortaleza está começando um projeto novo, pioneiro no Brasil, onde toda a operadora inteira entra para o processo de acreditação, com todos os seus serviços próprios para uma avaliação nossa, para ser acreditada ou não. Um processo onde a rede inteira vai pensar numa maneira focada no paciente e trabalhar com qualidade corporativa, com todos os seus serviços próprios. E quando isso ocorrer, a sinistralidade da rede vai diminuir bastante e o paciente será cuidado com todo o carinho. É uma atitude corajosa da Unimed Fortaleza e um grande desafio”, avalia.

Reacreditação

Há mais de 20 anos, o Hospital Unimed passa por uma rigorosa avaliação nos padrões de alta performance em qualidade e segurança, tendo iniciado sua participação no processo de Acreditação Nacional em 2002 e, há dez anos, passa pelo processo internacional, com a metodologia Qmentum. A Acreditação Canadense é válida por três anos e tem como foco principal a integralidade do cuidado ao paciente, com rotinas e protocolos rigorosos que garantem medidas seguras, desde a entrada do paciente até a sua alta hospitalar.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business