ALTA TECNOLOGIA
V.tal investe R$ 200 milhões e inaugura segundo Data Center na Praia do Futuro
Por Marcelo - Em 03/02/2023 às 9:19 PM
A empresa V.tal realizou nesta sexta-feira (3), fruto de um investimento de R$ 200 milhões, a inauguração do seu segundo Data Center em Fortaleza, o Big Lobster, na Praia do Futuro. Integrado à estação de chegada de cabos submarinos (CSL- Cable Landing Station), possui redundância de conexão, conferindo maior segurança na transmissão de dados, frente a eventuais interferências externas.
O governador Elmano de Freitas, participou da inauguração do equpamento, junto com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Salmito Filho, além de outras autoridades estaduais e representantes da empresa dona do equipamento. O Big Lobster está integrado ao outro edge Data Center da V.tal , totalizando um parque com mais de 7.000m² de área construída, capacidade superior a 5 megawatts e mais de 600 posições de racks.
Vale lembrar que na CSL da empresa no Ceará está instalado o seu ponto de troca de tráfego (PIX), que já é o terceiro maior do Brasil em volume de tráfego de internet do País. Ela atende a diversas operadoras e provedores, permitindo que façam a troca de tráfego diretamente, acessando conteúdos das principais OTTs de grande interesse dos usuários.
O chefe do Executivo estadual disse ter consciência da importância do Big Lobster para o povo do Ceará e agradeceu pela decisão da empresa em instalar este equipamento aqui. “O Estado do Ceará quer estar junto à V.tal e todas aquelas empresas que querem desenvolver tecnologia aqui. Quero me colocar à disposição para que possamos conversar sobre futuros investimentos, pois temos um povo muito trabalhador e que tem muito desejo de crescer. E nos últimos anos valorizamos muito a educação, mas precisamos de parcerias com a iniciativa privada, para criar condições mais favoráveis para que as empresas invistam aqui”, disse.
E lembrou que o setor é absolutamento estratégico para o desenvolvimento econômico do Estado, pois são vagas de trabalho qualificadas e melhor remuneradas. “Aqui está, certamente, a possibilidade de vida melhor para o povo do Ceará. E nossa meta é que até o final do nosso governo, em 2026, todo o território cearense seja contemplado com a tecnologia 5G e tenho certeza é que vamos alcançar essa meta, inclusive na área rural”, afirmou Elmano de Freitas.
Já o secretário do Desenvolvimento Econômico lembrou que alé do capital investido pelas empresas que aqui vêm se instalar, é importante lembrar das pessoas. “Do capital humano que nós temos e é fundamental. Esta é uma economia que as pessoas fazem uma grande diferença e o Ceará tem a melhor educação pública do Brasil, a melhor rede de escolas profissionalizantes e queremos integrar isso dentro dessa estratégia. Vamos realizar uma planejamento estratégico integrado, com continuidade, conectando as conquistas, a agenda Ceará 2050, para apresentar no Plano Plurianual, que será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa”, disse Salmito Filho.
Segundo o vice-presidente de Wholesale da V.tal, a empresa possui mais de 430 mil quilômetros de fibra óptica terrestre, outros 26 mil quilômetros de cabos submarinos, atendendo a 2.300 municípios, para que os usuários finais tenham a melhor experiência. “As demandas por mais velocidade e menor latência estão cada vez maiores no mundo todo, principalmente entre os brasileiros que costumam ser ‘heavy users’ com novas aplicações e tecnologias. Por isso, precisamos oferecer aos nossos clientes, que são as operadoras, provedores e OTTs, as capacidades necessárias com qualidade e resiliência”, ressaltou Bento Louro.