70,8 Milhões de Toneladas
Vale reporta crescimento na produção e vendas de minério no 1º trimestre
Por Pompeu - Última Atualização 18 de abril de 2024
No primeiro trimestre de 2024, a Vale (VALE3) destacou-se com um aumento na produção de minério de ferro, atingindo 70,8 milhões de toneladas, e um incremento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Vale, gigante da mineração brasileira, publicou nesta terça-feira (16) resultados impressionantes para o primeiro trimestre de 2024. Segundo o relatório mais recente, a empresa produziu 70,8 milhões de toneladas de minério de ferro, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Este crescimento é atribuído principalmente ao desempenho aprimorado no Projeto Ferro Carajás S11D e às iniciativas contínuas para a confiabilidade dos ativos.
As vendas de minério de ferro também apresentaram um excelente desempenho, alcançando 63,8 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 15% em comparação com o primeiro trimestre de 2023. Além disso, a produção de pelotas registrou um leve aumento de 2%, totalizando 8,5 milhões de toneladas, impulsionada pela maior disponibilidade de pellet feed.
No setor de metais básicos, a Vale reportou um aumento de 22% na produção de cobre, totalizando 81,9 mil toneladas, graças ao ramp-up contínuo da planta de Salobo 3 e ao desempenho aprimorado das plantas de Salobo 1 e 2. Por outro lado, a produção de níquel viu uma redução de 4%, totalizando 39,5 mil toneladas, devido principalmente à reforma do forno de Onça Puma, com algumas compensações provenientes do melhor desempenho nas operações do Canadá e da Indonésia.
Este relatório sublinha o sucesso da Vale em aumentar a produção enquanto mantém um foco estrito na eficiência operacional e na sustentabilidade. A empresa continua a se posicionar como líder no mercado global de mineração, demonstrando resiliência e capacidade de adaptação diante dos desafios do setor.