EDUCAÇÃO AFETIVA
Vanessa Queirós celebra 15 anos do Espaço Inteligente e se prepara para a retomada das aulas presenciais
Por Pompeu - Em 28/07/2020 às 6:39 PM
Os anos iniciais na escola são essenciais para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais e, principalmente, para a formação do caráter e do entendimento dos fundamentais conceitos relacionados à cidadania. Para a educadora e empresária Vanêssa Almada Queirós, são as vivências da infância que refletirão na vida adulta. Por essa razão, há 15 anos, ela teve a ideia de oferecer à capital cearense uma forma eficiente e amorosa de educar. Foi assim que nasceu a Creche Escola Espaço Inteligente.
“A escola surgiu de um sonho meu, no qual meus filhos pudessem estudar e serem felizes. Na época, tinha apenas meu filho, Pedro Henrique. Com o tempo, percebi que a escola poderia contribuir, também, para a formação das outras crianças”, explica. E completa: “A minha maior definição para o Espaço Inteligente é que ele é um sonho de menina, a meta de uma educadora e a realização de uma mãe”.
Sempre objetivando o desenvolvimento de uma base educacional sólida para os cerca de 800 alunos e investindo, constantemente, em formação, a Escola trabalha com crianças de 4 meses a 6 anos, com turmas de Berçário, Infantil 1, Infantil 2, Infantil 3, Infantil 4, Infantil 5 e Ano 1 do Fundamental. “Somos especialistas na Educação Infantil e temos, todos os anos, várias solicitações das famílias para ampliarmos o Ensino Fundamental. Porém, entendemos que estamos construindo a base para nossas crianças e investimos bastante em formação para que possamos acessar e estimular de forma cada vez mais assertiva as crianças da Educação Infantil. Tendo em vista que é nessa faixa etária que construiremos as bases cognitivas e emocionais dos sujeitos”, pontua Vanêssa.
Diferenciais da escola
Apesar da grande quantidade de alunos, o Espaço Inteligente sempre apostou no acompanhamento individual, ou seja, na escola, as crianças não são números, e sim, rostos. Cada um é conhecido por seu nome e, além disso, suas particularidades e especificidades. Cada criança é vista como protagonista do aprendizado, sempre em parceria com a família e os 220 colaboradores, entre professores, coordenadores, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e equipe técnica, que desempenham suas atividades com dedicação e afinco. Outro forte diferencial da Instituição é desenvolver as capacidades cognitivas e emocionais das crianças, através das Inteligências Múltiplas, que são: Lógico-Matemática, Linguística, Musical, Naturalista, Emocional, Cinestésico Corporal e Espacial.
Vanêssa Queirós sempre fundamentou sua Proposta Pedagógica nas Inteligências Múltiplas na perspectiva sociointeracionista, que, de acordo com ela, promove estímulos específicos para cada faixa etária, além de valorizar a relação com o outro. “Desta forma, nossas crianças têm condições de serem vistas nas suas especificidades, mesmo dentro das ações coletivas da escola. Todos os estímulos são oferecidos de forma lúdica e concreta. Sabemos da importância das nossas intervenções, tendo em vista que estamos lidando com a plasticidade cerebral da primeira infância, na qual todo o estímulo recebido é acomodado e reverbera na aprendizagem para o restante da vida”, ressalta a empresária.
A Creche Escola Espaço Inteligente também dispõe de Espaço Interativo, Espaço de Formação e Espaço Solidário, que são projetos fixos anuais, sempre relacionados com demandas atuais na formação de professores e famílias, a fim de manter avanços constantes no desenvolvimento dos pequenos. “Essas ações implicam não somente no desenvolvimento de aprendizagem formal, mas, também, na formação humana e emocional, tanto das famílias, como dos colaboradores e das crianças”, pontua Vanêssa.
Pandemia e uma nova educação
Segundo a educadora, a pandemia do novo Coronavírus possibilitou várias reinvenções, além do fortalecimento de vínculos com famílias e funcionários, tendo em vista que, nesse momento, a troca e o compartilhamento de vivências nunca foi tão necessário.
“É um período desafiador, incerto, mas que costumo olhar pelo lado positivo, em meio a tantos questionamentos. Tenho uma equipe afinada, resolutiva, competente e incansável, que tem brilho no olho e que acredita na educação. Sendo assim, estamos nos reinventando e ressignificando nossa prática pedagógica dia após dia, pensando sempre no melhor para nossas crianças”, revela Vanêssa.
A empresária afirma ainda que, apesar de todas as dificuldades, os tempos atuais serão importantes para os alunos, que terão na memória um registro afetivo, já que vivenciaram a rotina da escola em suas casas, com seus familiares.
“Isso fará a diferença para as relações familiares e emocionais de todos, pois mesmo com os desafios para a realização dos encontros on-line, as famílias se mostraram participativas e atuantes junto com à escola. Tudo para tornarmos esse momento feliz e significativo”, conta Vanessa.
Quando perguntada sobre os projetos futuros afirma: “Atualmente, é retornar as aulas presenciais e reestabelecer a rotina para vivermos o ‘novo normal’ com as crianças na nossa escola, e voltarmos a ter os risos, a alegria e a leveza que elas trazem diariamente”. Um outro projeto, entretanto, segue cada vez mais firme e determinante para todos os próximos passos: “Tenho extremo amor pelo que faço. Isso me move, me completa, me deixa feliz. Quero que todos sintam essa felicidade, da pessoa que entra para visitar a escola até nossos colaboradores. Quero perpetuar esse ambiente de energia, sempre pontuado pelo amor e pela felicidade”.