ESTUDO

Varejo nacional pode elevar faturamento em até 92% com transformação digital

Por Marcelo - Em 14/04/2020 às 12:01 PM

O estudo “Transformação Digital no Varejo Brasileiro” demonstra que as empresas obtiveram uma alta do faturamento das vendas de 92%, com os investimentos realizados neste segmento que cada vez mais está presente no seu dia a dia, ainda mais durante esse período de isolamento social.

Transformação digital representa custos baixos                                          Foto: Divulgação

O levantamento realizado pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), em parceria com o Oasis Lab Innovation Space, fez uma radiografia de como andam os investimentos em transformação digital, automação e treinamento dos funcionários que atuam nas empresas do varejo brasileiro, assim como ferramentas de inteligência artificial nos pontos de venda.

Para as empresas do varejo, os investimentos em ferramentas digitais nas lojas físicas se traduzem em redução dos custos gerais e, também, em diferencial competitivo. Esses investimentos em T.D., segundo os varejistas entrevistados, resumem-se em média 0,39% sobre o faturamento bruto.

Ainda de acordo com a análise feita pela SBVC, 88% dos varejistas acreditam que líderes são co-criadores, e trabalham em parceria com seus funcionários. “Para varejistas e o mercado de consumo, o desenvolvimento e intensificação de uma cultura de co-criação entre funcionários e líderes se torna ainda mais importante nesse momento de Covid-19”, disse Hélio Biagi, fundador e CEO do Oasis Lab Innovation Space.

Outro tema que tem atenção especial dos varejistas é o trabalho remoto, ou “home office”, que, em relação ao ano passado, registrou um crescimento significativo, passando de 23% para 62% das empresas que fazem seu uso.

Em relação às principais ferramentas de T.D. utilizadas no atendimento ao consumidor, estão parcerias com startups, que registraram um crescimento significativo, passando de 20% no ano passado para 39% em 2020.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business