RECEITA SOBE 1,6%
Volume de serviços cresce 1% no Ceará em abril, único resultado positivo no Brasil
Por Redação - Em 15/06/2023 às 2:59 PM
O volume de serviços no Ceará cresceu 1% em abril de 2023, na comparação com março. O resultado foi o único positivo no Brasil, onde houve recuo nas demais unidades da federação e na média nacional (-1,6%). As informações constam na Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação a abril do ano passado, o volume de serviços cresceu 3,5% no Ceará, acima da média do Brasil (2,7%). Houve incremento em quatro das cinco atividades pesquisadas: “Outros serviços” (10,2%), “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (5,3%), “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” (2,5%) e “Serviços de informação e comunicação” (1,7%). A única retração ocorreu na atividade “Serviços prestados às famílias” (-0,8%).
Receita
Conforme a pesquisa do IBGE, a receita do setor de serviços subiu 1,6% no Ceará em abril, na comparação com março de 2023. O desempenho foi o melhor do Brasil, empatado com o Amapá, que também avançou 1,6%. Na média nacional, a receita caiu 0,4% nessa base de comparação. No acumulado do ano, a receita do setor no Estado cresceu 9,6%, abaixo da média do País (10,8%).
Já na comparação com abril de 2022, a receita do setor de serviços cearenses teve alta de 9%, acima da média nacional (8%). Todas as cinco atividades pesquisadas tiveram resultados positivos nessa base de comparação: “Outros serviços” (17,1%), “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (11,5%), “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio” (8,9%), “Serviços prestados às famílias” (6,2%) e “Serviços de informação e comunicação” (0,2%).