XP Investimentos destaca importância da reforma da Previdência e privatizações
Por Admin - Em 29/10/2018 às 1:37 PM
Com a definição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil, a turbulência econômica começa a arrefecer, tanto que o dólar abriu a sessão de hoje cotado abaixo de R$ 3,60. E há situações macroeconômicas que deverão ser alteradas logo no início do mandato do novo presidente, em janeiro próximo.
Mas como ainda existem muitas variáveis, a XP Investimentos elaborou um guia com algumas orientações para seus clientes e investidores.
Em primeiro lugar, destaca que os desafios são grandes e a execução de reformas será importante para o futuro econômico do País, a fim de garantir a sustentabilidade de um ambiente mais positivo. E Paulo Guedes tem propostas liberais convés reformista.
Enfatiza, ainda, que a maior dúvida do mercado é com relação à postura de Bolsonaro e sua equipe terão frente à reforma previdenciária, uma vez que o Brasil tem contas públicas pressionadas e pouca flexibilidade para cortas gastos.
Os especialistas da XP apontam a bolsa como o melhor ativo para se beneficiar do sentimento e retomada da atividade econômica no Brasil. E que sua valorização deve ocorrer por meio de inúmeros fatores como a entrada de capital estrangeiro e a revisão positiva das estimativas para 2019-2020.
Sobre privatizações, o documento lembra que o economista Paulo Guedes, futuro ministro da Fazenda, é favorável a todas as privatizações, mas o novo presidente quer focar em empresas deficitárias, evitando privatizar a Eletrobrás; alguns negócios da Petrobras (produção de petróleo e gás), além de Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Concessões em infraestrutura devem ser aceleradas e intensificadas, especialmente na questão de ferrovias e rodovias. Além de expandir a matriz energética, apor meio das fontes eólica e solar.
O guia aponta algumas sugestões para se investir nos próximos anos. E destaca que um ponto sensível será a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, pois isso implica diretamente na votação de projetos que serão apresentados.
Bolsa é o ativo mais com maior probabilidade de se beneficiar com as novas medidas econômicas
Foto: Divulgação