Montadora chinesa

Xpeng avalia entrada no mercado brasileiro de carros elétricos

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 30/03/2025 às 6:00 AM

Xpeng Divulgação

Atualmente presente em 30 países, a Xpeng está focada em mercados como o Sudeste Asiático e o Oriente Médio Foto: Divulgação

A Xpeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, está de olho no Brasil como parte de sua estratégia de expansão global. Em entrevista à Bloomberg TV, o vice-presidente e copresidente Brian Gu revelou que a empresa está monitorando de perto o mercado brasileiro, além de outros países da América Latina e Europa.

Atualmente presente em 30 países, a Xpeng está focada em mercados como o Sudeste Asiático e o Oriente Médio. A empresa planeja iniciar a produção local na Indonésia no segundo semestre deste ano e está estabelecendo um centro de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha.

A Xpeng e outras montadoras chinesas estão buscando estabelecer fábricas em mercados estrangeiros devido a desafios como tarifas punitivas na Europa, que afetam as exportações de carros fabricados na China. No entanto, as tensões comerciais entre os EUA e seus parceiros comerciais criam incertezas sobre os planos de investimento no exterior.

Tecnologias de direção inteligente

No mercado chinês, a Xpeng continua a desenvolver tecnologias de direção inteligente, competindo com empresas como Tesla e BYD. A empresa está reduzindo custos ao diminuir a necessidade de hardware em suas versões mais recentes, graças aos avanços em inteligência artificial e big data.

Apesar de ter registrado um prejuízo de 5,79 bilhões de yuans (US$ 797 milhões) em 2024, a Xpeng prevê vendas entre 91.000 e 93.000 carros no primeiro trimestre deste ano, após entregar um recorde de 91.507 veículos nos últimos três meses de 2024.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business