COMÉRCIO EXTERIOR

Zâmbia abre mercado para o café brasileiro

Por Redação - Em 22/02/2024 às 12:03 AM

Café

A abertura oferece oportunidades futuras para produtores brasileiros, em vista do grande potencial do continente africano

Maior exportador de café do mundo, o Brasil segue ampliando os mercados internacionais para o produto nacional, que agora também poderá ser vendido para Zâmbia, na África. De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o governo brasileiro recebeu, recentemente, a notícia da aprovação sanitária e consequente autorização para importação, pelo governo da Zâmbia, de café em grão verde (‘Coffea arabica’) do Brasil.

O Ministério da Agricultura zambiano informou ter completado o processo de análise de risco de pragas, o que resultou na elaboração de regulamentos fitossanitários para importação de café em grão originário do Brasil. Isso significa que o Brasil passa a estar habilitado a exportar café para a Zâmbia.

Operações de exportação e importação de café em grão verde brasileiro poderão ser iniciadas por meio de inscrição na Janela Única Eletrônica da Zâmbia (“Zambia Electronic Single Window” – ZESW), pelo site.

A abertura oferece oportunidades futuras para produtores brasileiros, em vista do grande potencial do continente africano em termos de expansão demográfica e de crescimento econômico. De acordo com a base de dados do “International Trade Center”, a importação anual de café pela Zâmbia tem variado entre US$ 600 mil e US$ 800 mil; África do Sul, Guiné Equatorial e Botswana foram os principais fornecedores em 2022.

“A autorização de importação de café brasileiro pelas autoridades da Zâmbia deverá contribuir para o aumento do comércio bilateral e o aprofundamento das relações com esse importante parceiro do Brasil na África. Tal resultado é fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE)”, avalia, em nota, o Mapa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business