MIX CRIATIVO
Adrian Appiolaza, diretor criativo da Moschino, reimagina o estilo italiano sem perder a identidade da marca
Por Lorena Cabral - Em 18/06/2024 às 2:13 PM
Em fevereiro de 2024, apenas um mês após assumir como diretor criativo da Moschino, Adrian Appiolaza deixou sua marca na casa de moda italiana. Sucedendo a uma década de reinado de Jeremy Scott, Appiolaza optou por uma abordagem que mantém a icônica excentricidade da marca, mas com uma pitada a mais de sofisticação.
Em sua estreia na semana de moda masculina de Milão, na sexta-feira (14), Appiolaza não apenas apresentou sua coleção masculina, mas também introduziu sua primeira linha feminina resort. Inspirado por suas raízes argentinas e seu amor pelo estilo de vida italiano, ele fundiu o formalismo da alfaiataria com uma desconstrução criativa. As peças exibiam elementos inusitados como ovos fritos e croissants decorativos, tops feitos de clipes de metal, e bolsas com estampa de pizza.
Das ideias inovadoras de Appiolaza surgiram maletas em forma de coração, gravatas desenhadas em camisas, e blazers que enganam o olhar, tudo em um estilo trompe l’oeil. O estilista também homenageou sua herança cultural, incorporando referências ao futebol em bolsas, tricôs e estampas de bola. A montanha de malas empilhadas no centro da passarela simbolizava, segundo o próprio estilista em entrevista ao WWD, uma “jornada de descoberta e exploração”.
Diferentemente de seu predecessor, Appiolaza não apenas deslumbra com a excentricidade. Cardigans curtinhos, camisas com mangas de babados transformadas em golas, vestidos assimétricos de seda, saias de lenços e calças largas exemplificam o novo DNA em construção da Moschino. Destaque também para o blazer inspirado na icônica “survivor jacket” de Franco Moschino, adaptado para o estilo de vida contemporâneo urbano.