JÁ NAS FRMÁCIAS

Agosto marca a chegada da semaglutida ao Brasil no reforço ao combate da obesidade

Por Eduardo Buchholz - Em 08/08/2024 às 7:21 AM

Wegovy

Wegovy é um medicamento utilizado para o emagrecimento que mostrou, em estudos, trazer benefícios cardiovasculares./ Foto: Getty Images

O Wegovy, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro de 2023, já está disponível nas farmácias do Brasil. Este tratamento inovador, que utiliza a semaglutida como substância ativa, tem demonstrado resultados promissores na regulação da glicose no sangue, aumento da saciedade e auxílio no processo de emagrecimento.

De acordo com o Dr. Daniel Lerario, endocrinologista com mestrado e doutorado pela Escola Paulista de Medicina, Wegovy é o primeiro medicamento injetável à base de semaglutida específico para o tratamento da obesidade. “Ele imita o hormônio GLP-1 (peptídeo similar ao glucagon-1) do corpo humano, essencial para a regulação do apetite e metabolismo da glicose, além de influenciar o esvaziamento gástrico”, explica o médico.

O medicamento compartilha a mesma substância ativa com o Ozempic, outro medicamento já conhecido no tratamento do diabetes tipo 2 e da obesidade. No entanto, ele se destaca pela maior concentração de semaglutida (até 2,4 mg por dose) comparado ao Ozempic (até 1 mg por dose), tornando-o particularmente eficaz para os casos mais desafiadores de obesidade.

Estudos clínicos mostraram que a substância pode levar a uma considerável perda de peso, entre 15% e 20% do peso inicial, e ajudar na manutenção desses resultados a longo prazo. Em pacientes com diabetes tipo 2, o medicamento tem se mostrado benéfico no controle dos níveis de açúcar no sangue e na redução da dependência de outros medicamentos.

Embora eficaz, a semaglutida pode causar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, diarreia, constipação e dor de cabeça, que geralmente são leves e tendem a diminuir com a continuidade do tratamento.

Além do tratamento farmacológico, Dr. Lerario enfatiza a importância de um acompanhamento médico adequado e mudanças no estilo de vida, incluindo uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, para garantir o sucesso do tratamento tanto para perda de peso quanto para controle do diabetes.

Mais notícias

Ver tudo de Notas