Rumo ao Oscar

“Ainda Estou Aqui” é inscrito em oito categorias no Oscar 2025

Por Gabriela - Em 21/11/2024 às 2:18 PM

Fernandaseltonaindaestouaquicinevitor

Fernanda Torres e Selton Melo

O longa “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, já é um sucesso de bilheteria e crítica. A produção, que busca ainda mais reconhecimento internacional, foi inscrita em oito categorias no Oscar 2025: Melhor Filme, Filme Internacional, Direção, Roteiro Adaptado, Atriz (Fernanda Torres), Ator Coadjuvante (Selton Mello), Fotografia e Montagem. Ambientado na ditadura militar, o filme destaca a luta e a resiliência da família Paiva. 

Contanto a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, brutalmente torturado e assassinado pela Ditadura Militar em 1971, o longa é baseado no livro escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho do casal, e traz uma reflexão sobre a política, os regimes autoritários e os impactos dessas realidades na vida familiar e afetiva.

“É um filme que fala de política, mas também de como viver ou não viver sob um regime autoritário pode transformar tudo à sua volta, inclusive as relações afetivas”, diz Fernanda Torres.

Em busca de uma vaga no Oscar, Ainda Estou Aqui enfrentará a competição de centenas de produções internacionais que concorrem a um lugar entre os cinco finalistas na categoria de Melhor Filme Internacional. Vale lembrar que a última vez que o Brasil esteve entre os indicados foi em 1999, com Central do Brasil, também dirigido por Walter Salles, que levou Fernanda Montenegro à indicação de Melhor Atriz. A atriz, que brilha em Ainda Estou Aqui, também interpreta Eunice Paiva mais velha, conferindo ao filme uma carga emocional ainda mais profunda.

Mais notícias

Ver tudo de Notas