Nova gestão

Andrea Pinheiro é a nova presidente da Fundação Bienal

Por Viviane Ferreira - Em 13/12/2023 às 6:40 PM

Bsp 20231204 Lf Diretoria Retratos Final 002 768x1150

Retrato oficial de Andrea Pinheiro para Bienal de São Paulo (Foto: Levi Fanan/Divulgação)

Andrea Pinheiro é a nova presidente da Fundação Bienal de São Paulo, eleita pelo Conselho de Administração da Fundação na terça-feira (12). O mandato tem vigência de dois anos, podendo haver reeleição para mais dois. Ela toma posse da gestão da instituição responsável pela maior mostra de artes em 2 de janeiro de 2024, sucedendo o banqueiro e colecionador José Olympio Pereira.

Andrea assume com a proposta de criar um comitê colegiado para a seleção da curadoria da 36º Bienal de São Paulo, a ser realizada em 2025, além de intensificar ainda mais o papel educativo e formador da instituição.

Gestora experiente, Andrea Pinheiro tem mais de trinta anos de atuação no mercado financeiro e soma experiências em funções de governança, cargos de alta gerência e liderança de equipes. Ela atuou como a segunda vice-presidente das últimas duas gestões da Diretoria Executiva (2019-2023), estando à frente sobretudo dos esforços de captação de recursos. Durante o período, a quantidade de patrocinadores da Fundação Bienal passou de dezoito, em dezembro de 2018, para 48, em dezembro de 2023, além de mais treze apoiadores internacionais e dezesseis parceiros.

Ela inicia seu mandato com uma Diretoria Executiva parcialmente renovada, composta tanto por membros da gestão anterior quanto por novos nomes. Permanecem na casa Ana Paula Martinez, Francisco Pinheiro Guimarães, Luiz Lara e Rita Drummond, e passam a integrar o colegiado Roberto Otero e Solange Sobral.

A primeira vice-presidente será Maguy Etlin, membro do Conselho de Administração da Fundação Bienal desde 2019, no qual tem atuado como coordenadora do Comitê Internacional e presidente do Conselho Consultivo Internacional.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas