HIPISMO EM VERSALHES
Antônio Oliva celebra a dedicação do irmão João Victor nas Olimpíadas de Paris
Por Lorena Cabral - Em 31/07/2024 às 10:48 AM
O empresário Antônio Oliva celebra com entusiasmo a participação de seu irmão, João Victor Marcari Oliva, nas Olimpíadas de Hipismo, realizadas no prestigiado Palácio de Versalhes. Acompanhando de perto a terceira participação olímpica de João Victor, Antônio expressou nas redes sociais o orgulho e a emoção de ver seu irmão competir, destacando a dedicação e o espírito esportivo que João Victor demonstra, atributos que inspiram familiares, amigos e brasileiros em geral.
Antônio Oliva reforçou a importância da parceria e do apoio familiar nos momentos mais significativos. “É uma experiência única ver meu irmão competir sua terceira Olimpíada no Palácio de Versalhes. Ele representou com dignidade o Brasil!”, declarou Antônio em sua postagem.
João Victor Oliva: dedicação e superação
Nessa terça-feira (30), o cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano João Victor Marcari Oliva e seu cavalo Feel Good VO representaram o Brasil na primeira disputa do Adestramento, na arena de Versalhes, sede do hipismo em Paris 2024, enfrentando um forte calor. A dupla, medalha de prata individual no Pan 2023, alcançou uma pontuação de 70.093%.
“Fiz uma prova sem erros. Faltou energia aqui e ali, mesmo assim senti o Feel Good dando seu melhor. O cavalo veio com condicionamento bom, mas quando pega um calor desses, parece que está 40 graus até dentro da minha casaca. Eu queria acima de 70% e consegui. Espero que tenha orgulhado os brasileiros que torceram por mim”, destacou João Victor.
João Victor expressou orgulho não apenas pelo desempenho, mas também pelo processo de treinamento e preparação de seu cavalo. “Estou muito orgulhoso de ter domado o Feel Good, do meu trabalho, porque todo mundo que doma um cavalo tem como objetivo fazer ele chegar em algum lugar e o maior objetivo da maioria dos cavaleiros é chegar nos Jogos Olímpicos, a maior competição do mundo”, afirmou.
Com os olhos no futuro, João Victor já planeja os próximos passos. “Temos mais dois anos para o Mundial de Aachen, o cavalo está bem e saudável. Esse é o nosso plano, mas também temos outros objetivos: formar os cavalos novos e sempre ter um cartel de cavalos que podem chegar ao alto rendimento”.
Três Olimpíadas, três desafios
João Victor competiu em três Olimpíadas: Rio 2016, Tóquio 2020+1 e agora Paris 2024, cada uma com um cavalo diferente, destacando a singularidade de cada experiência. “Foram três cavalos diferentes e não dá para fazer essa comparação porque teria que falar dos cavalos. Aqui em Versalhes o estádio está lindo, cheio, e a gente quer se apresentar para um grande público. Agora vou torcer pelos meus amigos e companheiros também irem bem”, finalizou.
Regras da competição
A competição no Grand Prix (GP) envolve 60 conjuntos, divididos em três grupos de 10: 30 competem em 30 de julho, e outros 30 em 31 de julho. Em 3 de agosto, ocorre o GP Special, exclusivo para as 10 melhores equipes selecionadas a partir do GP (30 conjuntos). Em 4 de agosto, no Grand Prix Freestyle, os melhores 18 conjuntos, dois de cada grupo e os seis melhores na classificação geral do GP, competem pelo pódio individual.
o