Luxo sem limites
Banheiros de luxo viram nova febre entre milionários na Índia
Por B.L.V - Em 23/01/2025 às 12:13 PM
O mercado de luxo na Índia não para de crescer, e agora, a nova tendência entre os milionários do país são banheiros ultramodernos e tecnológicos, com acessórios que chegam a custar até US$ 18.500 (R$ 90 mil). Empresas como Kohler, Toto e Hansgrohe estão expandindo sua presença no país, abrindo lojas conceito e investindo na personalização do espaço mais íntimo das casas.
A nova ostentação no design de interiores inclui:
– Jacuzzis com funções avançadas
– Chuveiros com vapor, névoa e ajustes de temperatura
– Vasos sanitários com sensores de temperatura, assento aquecido e até desodorizadores automáticos
O empresário Rajat Ghai, de 31 anos, decidiu recriar em casa o luxo dos banheiros japoneses que conheceu em viagens. Sua nova casa, que custará cerca de US$ 925 mil, contará com banheiros com “chuva e névoa” e o moderno Toto Neorest, um vaso sanitário de US$ 2.313 com assento aquecido e sensores inteligentes.
A Kohler, que já possui três centros de experiência na Índia, viu suas vendas crescerem para US$ 230 milhões em 2023-24, um aumento médio de 17% ao ano desde 2019. Com isso, a empresa planeja abrir novas lojas em cidades estratégicas.
O país deve contar com 1 milhão de milionários até 2028, ultrapassando Singapura, Hong Kong e Brasil, segundo o UBS. Enquanto isso, a venda de imóveis de alto padrão na Índia representou 26% das transações imobiliárias em 2024, um salto significativo em relação aos 8% de 2020.