Brasil sobre Tela
Belezas naturais e aspectos culturais do Brasil são retratados em exposição no TCE Ceará
Por Viviane Ferreira - Em 15/01/2024 às 6:40 PM
“Agradeço essa oportunidade de mostrar meu trabalho. Procuro retratar a beleza que nós temos no Brasil, nossas praias, casarios. A ideia é trazer o povo para apreciar e valorizar cada vez mais a arte, de visitar exposições, de conferir o empenho que os artistas empregam em suas pinturas”. Com essas palavras, o artista plástico brasileiro Rubens Amaral da Silva definiu as 20 obras expostas na mostra “Brasil sobre Tela”, que está aberta ao público até o dia 16 de fevereiro, no Espaço Cultural do TCE Ceará. A iniciativa é da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC). Na ocasião, o artista produziu a obra “Praia do Cumbuco”, como demonstração no local.
A abertura da exposição ocorreu nesta segunda-feira (15), com a presença de membros, servidores, colaboradores e da sociedade. O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, ressaltou a importância da arte para transmissão das ideias de forma mais profunda. “Trabalhamos com contas, um serviço muito técnico, e a arte vem para nos proporcionar esse olhar mais intenso de contemplação, acessando outras áreas da nossa essência. A cultura nos impacta, nos tira do nosso lugar-comum.”
A conselheira Soraia Victor, os procuradores do Ministério Público Especial junto ao TCE Ceará Júlio Saraiva e Cláudia Patrícia, além de gestores de diversas áreas desta Corte, prestigiaram a abertura e apreciaram os trabalhos do pintor brasileiro. “Esse tipo de ação é providencial. Esse é o nosso ambiente de trabalho diário, onde temos sempre que administrar processos. Mas precisamos nos energizar com coisas belas, para que alivie a alma também. É extremamente útil para a saúde de todos”, destacou a conselheira Soraia Victor.
Luis Eduardo Menezes, diretor-geral do IPC, conduziu a abertura da Mostra e destacou que “o Tribunal é responsável por analisar e julgar as contas, mas também disponibiliza a cultura, dentre outras informações, cursos, capacitações. O objetivo é trazer a arte pra mais perto de nós, pois saímos de espaços mais áridos do nosso dia a dia, para uma exposição que retrata tão bem as belezas do Brasil”.
A abertura da exposição “Brasil sobre Tela” também simboliza a inauguração do Espaço Cultural do TCE Ceará, ambiente em que estarão iniciativas artísticas e educacionais, voltadas para o público interno e externo. “Para expor programas e ações culturais, montamos uma curadoria com a Escola de Contas e com a Secretaria de Administração. A equipe analisa as temáticas apresentadas pelo corpo funcional do TCE, pelos jurisdicionados, pelos artistas que acompanham as iniciativas do órgão”, afirmou a secretária de Administração, Silvânia Brilhante. Na ocasião, também teve apresentação musical, em voz e violão, feita pelo gerente de Execução Orçamentária e Contábil do Tribunal, Davi Rocha.
Brasil sobre Tela
A exposição é realizada por meio da Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Gestão da Informação do IPC, e integra o Programa Educação pela Arte, que visa utilizar expressões artísticas como metodologia de ensino e disseminação cultural. Dentro do programa, são promovidos projetos como Exposições, Oficinas, Tec Vídeo e Café com Leitura.
A presidente da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará, Márcia Ximenes, veio conferir as obras. “Faço questão de prestigiar esse trabalho que o Tribunal está fazendo, incentivando as artes. Isso é muito importante para o servidor que convive, no seu dia a dia, com muitos processos e com questões mais burocráticas. Parabenizo a Corte por estimular a cultura nesse contexto de Tribunal de Contas.”
A exposição atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 11 (ODS 11) – Cidades e Comunidades Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU) 2030, que visa tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes. Para atender diretrizes de acesso e permanência de pessoas nas dependências da Corte, os visitantes devem apresentar documento de identificação na entrada.
Rubens Amaral
Nascido em Morros (MA), em 1954, sua trajetória começou intuitivamente, evoluindo com a orientação do mestre Newton Pavão ao se estabelecer em São Luís. Sua técnica mista, envolvendo espátula, pincéis e dedos, resulta em composições que capturam a luminosidade das ladeiras e casarios, revelando uma abordagem expressionista.
Serviço
Exposição Brasil sobre Tela
Período da mostra: 15/1 a 16/2
Horário: 8 às 17h
Local: Espaço Cultural – Térreo do Edifício Antônio Coelho (sede)
Rua Sena Madureira, 1047 – Centro – Fortaleza (CE)