MARCO DO DESIGN
Bilionário planeja torre de 54 andares que mudará skyline de Miami
Por Eduardo Buchholz - Em 27/08/2024 às 11:49 AM
O bilionário Ken Griffin, fundador da gestora de fundos hedge Citadel e da Citadel Securities, planeja iniciar no próximo ano a construção de uma imponente torre de 54 andares em Miami, que abrigará a sede de sua empresa. O edifício, localizado na 1201 Brickell Bay Drive, terá uma área total de 158.000 m² e combinará espaços de escritório com um hotel de aproximadamente 38.000 m² nos andares superiores. Os planos foram apresentados ao condado de Miami-Dade na última segunda-feira (26).
O projeto, que deve começar no terceiro trimestre de 2025, será um marco à beira-mar, contribuindo para a redefinição do skyline da cidade. Com um custo estimado em mais de US$ 1 bilhão, a torre será uma das mais altas de Miami, consolidando ainda mais a reputação da cidade como um destino atraente para profissionais talentosos, empresas e atividades culturais.
Após mudar sua residência e negócios de Chicago para Miami em 2022, Griffin propôs o desenvolvimento desta torre que servirá como base para as operações de suas empresas, que serão os inquilinos-âncora do novo edifício. Para a consultoria do projeto, Griffin contratou a Gattuso Development Partners, da Filadélfia, cujo cofundador, John Gattuso, possui experiência em grandes empreendimentos, incluindo projetos para a Comcast. Anteriormente, a Sterling Bay, de Chicago, estava envolvida no projeto, mas foi retirada.
O design da torre está a cargo do renomado escritório Foster + Partners, conhecido por suas obras arquitetônicas de destaque mundial. O projeto incluirá espaços de varejo, restaurantes à beira-mar e um caminho público para pedestres ao longo da costa, promovendo a integração da torre com a comunidade local e oferecendo novas opções de lazer e serviços para os moradores de Miami.