Estratégia e criatividade
Campanha de autocuidado criada pela Advance integra os 30 anos da Abrafarma
Por Gabriela - Em 30/06/2021 às 12:45 PM
Criada pela Adavance, a campanha institucional que celebra os 30 anos da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) ganha um novo momento diante do cenário da pandemia da Covid-19. Guiadas pelos princípios de promoção da saúde e bem-estar do brasileiro, as campanhas de saúde que já faziam parte do calendário da Abrafarma, agora contemplarão cinco eixos que resumem as frentes de transformação das grandes redes em Hubs de Saúde: São eles: autocuidado, vacinação, testes rápidos, adesão ao tratamento e telessaúde.
A primeira campanha já está no ar e traz o tema autocuidado, cujo objetivo é mobilizar e conscientizar a sociedade civil sobre práticas preventivas de saúde. Com o mote “Autocuidado é cuidar de você”, a estratégia criativa sugere, de forma leve e humanizada, a inclusão de cinco práticas simples e preventivas na rotina das pessoas, que fazem a diferença na prevenção à COVID-19.
“Desenhamos um funil de conteúdo com etapas e gatilhos de topo, meio e fundo, visando uma entrega relevante de informações para o público. A ideia é educar e engajar a sociedade civil em prol da preservação do principal e mais precioso bem da atualidade, que é a saúde”, ressalta o diretor de criação da Advance, Ed Souza.
A peça-chave é o vídeo que utiliza recursos visuais lúdicos como ilustração, aquarela e uma abordagem didática de criação de uma lista para memorizar as informações. Assim, o jingle simplifica o conteúdo, ensinando os cinco passos do autocuidado na pandemia: lavar bem as mãos e se munir de álcool gel, uso de máscara, alimentação balanceada, atenção à imunidade e exercício físico ainda que em casa. Ao final, o vídeo divulga o serviço de testagem das redes associadas e oferece gratuitamente a cartilha do autocuidado no site da Abrafarma, com mais orientações.
O caráter educativo da campanha ganha leveza com os recursos escolhidos para gerar curiosidade e participação do público. A ideia é educar, engajar e chamar para ação, aproximando da população os serviços farmacêuticos das redes associadas, além de posicionar as farmácias como um ponto de acesso à saúde sempre disponível e próximo de quem precisa. A campanha está sendo veiculada em todo o Brasil nas redes sociais e no site da Abrafarma.