Prevenção do câncer de mama

Campanha Outubro Rosa no Ceará chega a sua 12º edição

Por Gabriela - Em 02/10/2020 às 12:28 PM

Image

Foto: Reprodução

A campanha Outubro Rosa chega a 12ª edição no Ceará reivindicando mais atenção com os pacientes oncológicos em geral em tempos de pandemia.

Esse ano, o movimento Internacional em prol do combate e enfrentamento ao câncer de mama aproveita para lutar por mais acesso e atendimento em tempo hábil para pacientes com câncer em geral.

Devido a pandemia, os diversos tipos de Câncer, bem como Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNTs, foram impactadas drasticamente por terem sido negligenciadas, agravando consideravelmente a situação dos pacientes oncológicos.

Pesquisas mostram que médicos adiaram em até 50% as cirurgias de Câncer de mama por causa da pandemia, conforme estudo da Sociedade Brasileira de Mastologia. A realização de mamografias, biópsias mamárias, ultrassonografias e demais exames diagnósticos, além do início do tratamento, foram prejudicados.

Considerando ainda a situação do paciente oncológico do interior e da capital cearense, o Outubro Rosa no Ceará assume objetivos específicos para essa edição, dentre eles, o estímulo ao autocuidado por parte da sociedade, definição do fluxo de atendimento a pacientes oncológicos da capital e do interior por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e da Secretaria Estadual de Saúde, além do compromisso da Gestão Pública e a defesa do SUS.

Mais notícias

Ver tudo de Notas