Transformações do mercado
Carlos Ferreirinha diz que o impacto da crise no segmento de luxo vai mudar a forma de consumo
Por Gabriela - Em 16/04/2020 às 4:15 PM
A crise desencadeada pela pandemia do coronavírus mostrou um novo panorama para os consumidores do mercado de luxo. Sem poder viajar, eles passaram a ver com outros olhos a necessidade de um produto ou serviço do seguimento.
Em recente live via Instagram, o consultor Carlos Ferreirinha, considerado um dos maiores especialistas no mercado de luxo no Brasil, alertou sobre o impacto que o atual cenário mundial trará para o setor, que já previa uma queda para 2020. “O que se sabe é que as marcas já trabalhavam para esse ano com uma queda absoluta média, que agora pode oscilar entre 42% e 58%”, disse.
Segundo um relatório divulgado pela Boston Consulting Group (BCG), o primeiro trimestre deste ano será um período perdido para o mercado de luxo, mesmo que as vendas sejam retomadas no segundo trimestre. Por isso, muitas marcas já cancelaram seus lançamentos por estarem com os estoques encalhados.
Para Ferreirinha, após a crise do Covid-19 passar será o momento de criar e fortalecer as percepções de marca, criando valor ancorado nos significados e inspirando uma transformação social.
“Vão ter muitas rupturas, novos princípios de percepção do mercado, comportamento de consumo e posicionamento. O fato é que a gente não precisa sair da pandemia se culpando, o que a gente precisa é sair agindo com uma outra postura”, afirma o consultor.