Novidade
Casa de Vovó Dedé inaugura Escola de Cordel e Cantoria em Fortaleza
Por Viviane Ferreira - Em 29/05/2023 às 6:00 AM
Ampliando a sua atuação no campo da formação em arte e cultura, a Casa de Vovó Dedé irá inaugurar a sua Escola de Cordel e Cantoria. A iniciativa começou a tomar forma durante a primeira edição do Festival Aralume, evento artístico e formativo destinado à divulgação da cultura popular do Nordeste.
A Escola parte da premissa da importância do saber tradicional para o fortalecimento da identidade cultural e do sentimento de pertencimento nordestino e brasileiro. Com Direção do professor Ewelter Rocha, coordenação do poeta e cantador Guilherme Nobre e colaboração do poeta e cantador Geraldo Amâncio, a Escola de Cordel e Cantoria será lançada oficialmente durante o II Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé.
O evento será realizado no dia 01 de junho, no Cuca Pici, às 19h00, sendo precedido de uma roda de conversa realizada na Casa de Vovó Dedé no período da tarde, em que cantadores jovens e nomes consagrados no universo do repente e da cantoria compartilharão os desafios e as singularidades dessa arte milenar.
Sobre o Festival Aralume
O Festival Aralume é uma realização da Casa de Vovó Dedé, iniciativa idealizada para celebrar a riqueza e a diversidade da cultura nordestina. Ao longo do evento, que se estende por vários meses do ano, a música, a poesia, a literatura e a dança sobem ao palco e entram nas salas de aulas da Casa mostrando o vigor e a beleza da cultura do Nordeste. Dentre as várias ações previstas para a quarta edição do Aralume, destaca-se o segundo Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé.
Sobre o Encontro de Cantadores
Integrando as ações do Aralume, o segundo Encontro de Cantadores da Casa de Vovó Dedé contará com a participação de importantes nomes da cantoria cearense, reunindo cantadores da capital e do interior do Ceará. O evento conta com a presença das duplas de cantadores Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre; Antônio Jocélio e Zé Vicente; Cicero Cosme e Zé Eufrásio; Gonzaga da Viola e Regis Trindade; Carlos Guilherme e Carlos Canário; e Alex Luna e Mateus Pereira. Durante o evento, será lançada a Escola de Cordel e Cantoria da Casa de Vovó Dedé, iniciativa pioneira voltada para preservação, formação e promoção desse importante segmento da literatura e da arte popular nordestina.