Linha de sucessão
Charles se torna o novo rei do Reino Unido aos 73 anos
Por Viviane Ferreira - Em 08/09/2022 às 4:52 PM
Após a morte da rainha Elizabeth II nesta quinta-feira(8) aos 96 anos, Charles Philip Arthur George, seu filho mais velho, assume o reinado do Reino Unido. Primogênito da monarca, ele ocupa o trono após o reinado mais longo da história do Reino Unido, que durou mais de sete décadas. O antes príncipe de Gales e atual rei, aos 73 anos, era o primeiro na linha de sucessão do trono. Conforme aponta a operação London Bridge, Charles assume a coroa já nesta sexta-feira(9).
Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o novo rei se chamará Charles III. Ele já fez seu primeiro pronunciamento.
“Lamentamos profundamente o falecimento de uma soberana querida e de uma mãe muito amada. ‘Eu sei que a perda dela será profundamente sentida em todo o país, nos Reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas ao redor do mundo. Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e sustentados por nosso conhecimento do respeito e profundo afeto em que a rainha foi tão amplamente mantida”.
Quem é o novo rei do Reino Unido?
Charles tinha apenas 3 anos quando sua mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI. Aos 9 anos, ele se tornou príncipe de Gales, título tradicional do herdeiro do trono britânico. Ele também herdou outros títulos de seus pais, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.
Quando tinha 9 anos, Charles se tornou príncipe de Gales, tradicional título como herdeiro do trono britânico. Além desse, o atual rei havia herdado dois outros títulos: Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.
Assim que atingiu a idade, iniciou estudos na Cheam School, próxima de Londres. Anos depois, frequentou Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge.
Hoje, é pai de William e Harry — filhos da primeira esposa, Lady Diana — e avô de cinco netos, todos também na linha de sucessão ao trono. Desde a morte de Diana, em um acidente de carro em Paris, Charles III se casou com Camilla Parker Bowles, antes Duquesa da Cornualha e, agora, rainha consorte.