Poesia e Contos

Coleção Osmundo Pontes anuncia os vencedores da edição 2022

Por Viviane Ferreira - Em 18/08/2022 às 5:39 PM

Whatsapp Image 2022 08 18 At 14.50.57

.

A última terça-feira(16) foi um dia de festa para a literatura do Ceará. Além da solenidade em comemoração aos 128 anos da Academia Cearense de Literatura, foram anunciados os três vencedores do Projeto Coleção Osmundo Pontes.

As escritoras cearenses Simone Pessoa e Maria Thereza Leite foram as vencedoras na categoria poesia. Já Francisco Simon Maia foi o primeiro colocado na categoria contos. “O ofício da escrita é muitas vezes solitário e reflexivo. Então, participar desse projeto foi uma oportunidade ímpar uma vez que, com essa conquista, verei a minha obra publicada para que mais pessoas tenham acesso ao meu livro, fazendo com que eu atinja o meu propósito, pois o objetivo de qualquer autor é encontrar o leitor”, pontuou Simone Pessoa, escritora com 10 obras publicadas e vencedora com o livro “Elas – Boletim de Ocorrência”.

Estiveram presentes na solenidade vários intelectuais e imortais da Casa como Lúcio Alcântara, presidente da Academia Cearense de Letras; Antônio Colaço, presidente da Academia Fortalezense de Letras; Cândido Albuquerque, reitor da Universidade Federal do Ceará; Marilene Campos, representante da Sociedade Amigas do Livro; e Cibele Pontes, patronesse da Coleção Osmundo Pontes.

Cibele, viúva do intelectual e escritor Osmundo Pontes, falou da alegria de participar desse momento. “Esse foi um legado muito especial que ele deixou: a cultura. É uma felicidade imensa poder materializar desde 1995 esse sonho do meu marido e proporcionar essa oportunidade para tantos escritores do Ceará. Aproveito para agradecer também o apoio da Academia Cearense de Letras”, destacou.

Em meio a poemas declamados e várias celebrações, Lúcio Alcântara encerrou o evento afirmando que “imortais não são as pessoas, mas sim as suas obras. Esse é o legado”.

Os vencedores do Projeto Osmundo Pontes terão seus trabalhos publicados e em novembro deste ano acontecerá a noite de autógrafos. O projeto é realizado pela House Cultura e Academia Cearense de Letras, tem o patrocínio do Grupo Marquise, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com o apoio da Sociedade Amigas do Livro.

Mais notícias

Ver tudo de Notas