
BRANDED CONTENT
Como a inteligência artificial e os avanços tecnológicos estão acelerando a oftalmologia
Por Redação - Em 26/03/2025 às 5:08 PM

Diretor Técnico do Instituto da Visão do Ceará (IVC), Dr. Aécio Dias CREMEC 7264/ RQE 4032 e Dr. Vinicius Dias CREMEC 17937/ RQE 13785
Há 25 anos, o Instituto da Visão do Ceará cuida da saúde ocular. Hoje, com o apoio de alta tecnologia e da inteligência artificial, vivenciamos uma nova era na oftalmologia. Um bom exemplo é o tratamento da catarata, uma das cirurgias mais realizadas no mundo.
A catarata é inevitável. Em torno dos 60 anos, todos apresentam algum grau de opacificação do cristalino, e em muitos casos, ainda mais cedo — podendo ser influenciado por fatores como uso de corticoides, diabetes ou traumas.
No passado, a cultura era esperar a catarata “amadurecer” para se realizar a cirurgia, o que deixava muitos pacientes à beira da cegueira. Hoje, com técnicas modernas, essa realidade mudou. A orientação atual é: quanto antes o procedimento for feito, mais fácil e melhores os resultados.
A revolução da cirurgia sem pontos
A cirurgia moderna de catarata não exige mais pontos, nem curativos. A incisão é mínima — cerca de 2 milímetros e auto-selante — permitindo a implantação de lentes que corrigem o grau do paciente com alta precisão. Em pouco tempo, o paciente está de volta à rotina, muitas vezes sem necessidade de óculos.

Equipamentos de última geração analisam centenas de variáveis para que o paciente tenha uma cirurgia personalizada
Mas o diferencial vai além da técnica. Entramos na era da cirurgia personalizada, com auxílio de algoritmos inteligentes que calculam a lente ideal para cada olho. Equipamentos de última geração analisam centenas de variáveis — como curvatura da córnea, comprimento axial, profundidade da câmara anterior — e, com apoio da IA, indicam a lente intraocular mais adequada para cada caso.
Lentes premium e independência dos óculos
O surgimento das lentes trifocais oferece independência dos óculos — tanto para longe quanto para perto. Pacientes na faixa dos 55 anos, mesmo sem catarata, já podem se beneficiar da cirurgia com foco refrativo, antecipando o procedimento para ganhar conforto visual e qualidade de vida.
Embora planos de saúde geralmente cubram lentes básicas para correção da doença catarata, os pacientes que optam por lentes premium têm acesso a uma experiência visual superior, com correção de astigmatismo e presbiopia — tudo com altíssima previsibilidade.
Segurança, conforto e excelência
No Instituto da Visão do Ceará, realizamos semanalmente dezenas de cirurgias com a maior taxa de sucesso possível. Os pacientes saem enxergando em menos de 48 horas e voltam às suas atividades rapidamente, com segurança, conforto e resultados consistente
Mais notícias


Em Recife/PE
