tributo

Conheça Karl Lagerfeld, estilista alemão homenageado no Met Gala 2023

Por Viviane Ferreira - Em 02/05/2023 às 6:09 AM

15505784695c6bf325c5be0 1550578469 3x2 Lg

.

O Met Gala, evento mais esperado pelos entusiastas do mundo da moda, aconteceu nessa segunda-feira( 1º) reunindo nomes mais icônicos do showbizz vestidos com looks de tirar o fôlego. A festa de luxo arrecada fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York, marcando a abertura de sua exposição anual de moda.

Neste ano, o tema da noite foi em homenagem a Karl Lagerfeld, um estilista alemão que esteve à frente de grandes marcas, além de ter criado sua própria grife. Ele faleceu em 2019, aos 85 anos.

À frente da direção-criativa da Chanel, uma das maison de alta-costura mais conhecidas no mundo, o alemão nascido em Hamburgo foi um dos maiores nomes da moda no século XX, em uma incansável carreira que, ao longo de seis décadas, acompanhou as mudanças tecnológicas e de comportamento da mulher ocidental.

Um verdadeiro workaholic, Lagerfeld conciliava o cargo na Chanel com o comando da marca italiana Fendi e da sua grife homônima.

Sua carreira na moda começou aos 21 anos, em 1954, quando ele ganhou um concurso por seu desenho para um casaco de pele, escolhido entre 200 mil candidaturas. Na mesma competição, um de seus amigos e rivais, Yves Saint Laurent, abocanhou três outras categorias.

O prêmio fez com que Lagerfeld garantisse uma vaga no ateliê de Pierre Balmain, de quem foi assistente por três anos, apesar, segundo o próprio, da sua insatisfação com o cargo subalterno. “Se você é um assistente infinitamente, não há esperança”, comentou ele em 2013, durante uma entrevista à atriz Jessica Chastain.

 

Whatsapp Image 2022 09 30 At 09.38.29 1

.

Em 1983, com o sucesso de sua moda na Chloé, o alemão foi chamado para dirigir a Chanel. Convite aceito, ele começou a olhar para os arquivos da maison, incorporando elementos clássicos da fundadora, Coco Chanel, até hoje, como o tweed e as correntes até hoje. O logo CC também foi uma de suas marcas e ajudou a Chanel a crescer ainda mais como marca de luxo desejada pelos cinco continentes.

Lagerfeld conseguiu fincar seu estilo não só na alta moda, como também em âmbitos mais populares, tanto que criou, em 2004, uma coleção com a rede de fast fashion H&M. Lagerfeld também chegou a colaborar com a Diesel e criar uma marca de beleza.

Seu talento perpassava as fronteiras dos ateliês de moda. Notório fotógrafo, ele assinou diversas campanhas da Chanel e editoriais de moda e teve uma mostra na Pinacothèque de Paris. Chegou também a dirigir curtas para a maison.

 

Mais notícias

Ver tudo de Notas