Moda
Consultora de Imagem Luciana Borges fala sobre a tendência da alfaiataria despojada. Vem ver!
Por Gabriela - Em 18/03/2022 às 4:49 PM
As semanas de moda de Paris e Milão trouxeram diversas inspirações para os novos modelos que serão tendência no outono-inverno no Brasil. As marcas de luxo desfilaram peças adaptados a alfaiataria clássica, em propostas bem despojadas.
“A alfaiataria nasce dos clássicos ternos masculinos, com o passar dos anos popularizou-se como o principal referencial do uniforme clássico dos escritórios, devido a esta função por muito tempo ficou estigmatizado como uma peça antiquada nos armários. E, há algumas temporadas essa proposta tem sido resinificada, trazendo uma alfaiataria descontruída trabalhando cores, formas e texturas. Fazendo a cabeça, coração e closets dos principais designers e fashionistas de plantão”, diz a consultora de estilo Luciana Borges.
Segundo a profissional, a ideia da temporada é desconstruir ainda mais a da alfaiataria clássica, trazendo shapes mais modernos como foi visto nos desfiles da Stella McCartney, Hermes, Prada, Balmain, Saint Laurent, entre outros. “Por exemplo, a silhueta que mais dominou nas passarelas foram os ombros mais imponentes, com uma imagem power shape quase de triangulo invertido nas peças expostas nos desfiles. Será que esta proposta vem marcando a temerosa volta das ombreiras?”, indaga Luciana.
De acordo com ela, para além dessa imagem mais estruturada do power shape, as cores, principalmente o Pink – grande destaque da temporada, veio para ficar.
“Quanto as principais combinações falam-se bastante de formas e cores para coordenar o look. E aí, Lu, como posso trabalhar combinações de cores e formas? Uma das dicas que posso dar é fazer uso do conceito ‘Harmonia é repetição e, equilíbrio é contrapor’. Portanto, a ideia é utilizar tons que se coordene com elementos que se repitam dentro da proposta do visual almejado pela cliente, por exemplo, utilizando cores complementares, aquelas opostas no círculo cromático, para criar um visual mais ousado, ou uma única cor no look, trazendo uma proposta monocromática e reforçando uma imagem coesa e clean, criando um visual despojado, harmônico e fashionista”, entrega a Consultora de Estilo.