HISTÓRIA DE CINEMA
De vendedora de coxinhas ao Louvre, conheça a chef brasileira Alessandra Montagne
Por Eduardo Buchholz - Em 14/08/2024 às 11:11 AM
A brasileira Alessandra Montagne, radicada na França, está prestes a assumir uma das novas operações gastronômicas do icônico Museu do Louvre. Alessandra, que se estabeleceu como uma chef de destaque em Paris, é proprietária dos restaurantes Tempero e Nosso, ambos localizados no 13ème Arrondissement, e sua trajetória culinária está conquistando ainda mais espaço na capital francesa.
Nascida no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, Alessandra foi criada pelos avós em Poté, Minas Gerais. Aos 16 anos, engravidou e enfrentou um casamento abusivo. Determinada a mudar sua vida, conseguiu escapar para São Paulo com o dinheiro que juntou vendendo coxinhas. Aos 22 anos, teve a oportunidade de se mudar para a França com a ajuda de seu ex-padrasto europeu, inicialmente com a intenção de estudar francês, mas acabou se apaixonando pela gastronomia e nunca mais saiu do ramo.
Alessandra Montagne não apenas conquistou o paladar dos franceses, mas também chamou a atenção do renomado chef Alain Ducasse, que a incluiu no seleto grupo de chefs responsáveis por renovar a gastronomia do Louvre. Esse reconhecimento impulsionou ainda mais sua carreira, levando-a a um papel de destaque na cena culinária parisiense.
A inspiradora história de Alessandra está prestes a ser contada nas telonas. O diretor Daniel Lieff anunciou que sua trajetória será adaptada em um longa-metragem, com filmagens previstas para o segundo semestre de 2025. Alessandra, que está no Brasil para uma breve passagem; fará apresentações gastronômicas em São Paulo, no Vista Ibirapuera, e em Itacaré, na Bahia, no Barracuda Hotel & Villas, onde os brasileiros terão a oportunidade de experimentar suas criações.