Mercado de IA
DeepSeek limita acesso a modelo de IA por sobrecarga de servidores
Por Paulla Pinheiro - Em 07/02/2025 às 12:01 AM
A DeepSeek, startup chinesa que vem movimentando o mercado de inteligência artificial, anunciou em seu site oficial a limitação no acesso ao seu modelo de IA devido à alta demanda e à escassez de capacidade dos servidores. Desde o final de janeiro, a empresa tem enfrentado uma procura intensa por seu chatbot, apontado como um rival do ChatGPT, da OpenAI.
Para evitar impactos mais amplos, a DeepSeek suspendeu a possibilidade de recarga de créditos para usuários da API, permitindo apenas o uso dos valores já armazenados. Além disso, os descontos para acesso ao modelo terminam em 8 de fevereiro, quando novas tarifas serão aplicadas para o modelo de bate-papo: 2 yuans por milhão de tokens de entrada e 8 yuans por milhão de tokens de saída. Já para o modelo de raciocínio, os valores serão de 4 yuans por milhão de tokens de entrada e 16 yuans por milhão de tokens de saída.
A empresa também enfrenta escrutínio internacional, com investigações dos EUA sobre possíveis aquisições de semicondutores da Nvidia por meio de intermediários, em meio a restrições de exportação de chips de IA para a China.