BONJOUR PARIS
Descubra Paris com o olhar do chef Rafael Gomes
Por Lorena Cabral - Em 29/05/2024 às 10:47 AM
Por alguns bons anos, Paris foi a casa de Rafael Gomes. Na Cidade Luz, o carioca chegou a ser chef executivo do restaurante GrandCoeur ao lado de Mauro Colagreco, argentino que comanda o três estrelas Mirazur, na Provence, onde Rafael também possui passagem. Formado em gastronomia pelo Institute of Culinary Education, em Nova York, Rafa atuou por quase duas décadas no exterior e trabalhou ainda no três estrelas Eleven Madison Park, do chef Daniel Humm. Teve destaque ainda em realities gastronômicos, saindo vencedor do MasterChef Profissionais 2018, da Band, e de seu episódio no Iron Chef Brasil 2022, da Netflix.
Em Paris, esteve à frente do Itacoa, pequeno restaurante de comida mediterrânea com toques brasileiros que ficava no 2º arrondissement. Apesar de fechar na França, o restaurante desembarcou no Rio em 2019, onde Rafa prepara menus sazonais com ingredientes locais e orgânicos.
A verdade é que o amor do chef por Paris é eterna, e apesar de não morar mais lá, é destino frequente em suas férias. Confira a seguir, restaurantes, bares, padarias e passeios por Paris pelos olhos de Rafael Gomes:
Les Enfants Du Marché:
Ver essa foto no Instagram
A ideia do restaurante é degustar pratos com ingredientes frescos e sazonais em um balcão dentro do Marché des Enfants Rouges, um dos mercados mais antigos de Paris, situado no bairro de Marais. Quem está por trás da empreitada de poucos lugares é Michael Grosman, que serve menus sazonais e vinhos de baixa intervenção na pegada bistronomique, restaurante francês informal com comida de alta gastronomia.
Endereço: 39 Rue de Bretagne, 75003 Paris, França
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 22h; domingo, das 12h às 17h.
L’As du Fallafel: é daqueles endereços “must go” de Paris, já que o local serve sanduíches e falafel que são considerados os melhores de toda a cidade. Aberto desde 1979, é uma paradinha disputada no bairro de Marais. Ou seja, é certeza de que terá fila, mas vale a pena esperar. É possível pegar o pedido e sair comendo pelas ruas da região, mas também vale esperar e sentar em uma das mesinhas do salão. Shawarma, shakshuka, schnitzel e saladas também estão no cardápio por um preço acessível.
Endereço: 34 Rue des Rosiers, 75004 Paris, França
Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 11h às 23h; sexta-feira, das 11h às 17h; fechado aos sábados.
Danico:
Ver essa foto no Instagram
É um bar de alta coquetelaria que fica nos fundos de um restaurante italiano chamado Daroco Bourse. Atrás das cortinas, o bar de ambiente intimista tem móveis de veludo e um balcão de mármore. A carta muda com frequência e é assinada pelo mixologista francês Nico de Soto. O trabalho da equipe faz com que o bar seja um dos melhores da capital francesa, em que aparece na 51ª posição na lista estendida de melhores bares do mundo do 50 Best e no 35º lugar entre os 500 melhores do mundo do ranking Top500 Bars.
Endereço: 6 Rue Vivienne, 75002 Paris, França
Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 2h.
Le Relais de La Butte:
É um ótimo lugar no tradicional bairro de Montmartre para aproveitar o apéro francês, ou seja, um momento de prazer ao lado de familiares e amigos. Com o verão chegando, nada melhor do que sentar no terraço externo e apreciar uma culinária francesa local com vista para um outro lado de Paris.
Endereço: 12 Rue Ravignan, 75018 Paris, França
Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h à 1h.
La Samaritaine:
Após 16 anos fechada, a loja de departamentos La Samaritaine, uma das mais emblemáticas de Paris e de toda a França, foi reinaugurada em 2021 com muita pompa. São 70 mil m², sendo 20 mil apenas para o varejo, assim como sete opções gastronômicas e sete andares. Em frente à Ponte Neuf e ao Rio Sena, a loja é uma joia arquitetônica do fim do século 19 e hoje possui ares mais contemporâneos, como a fachada toda envidraçada do edifício anexo. Vizinho à loja fica o Cheval Blanc Paris, hotel com três chaves Michelin.
Endereço: 9 Rue de la Monnaie, 75001 Paris, França
Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 20h.
Jardin du Palais Royal:
Vizinho ao Louvre, o Jardin du Palais Royal é um refúgio no meio da cidade. É um lugar ideal para apreciar e para relaxar entre uma caminhada e outra por conta da atmosfera bela e calma, sendo arborizado e bem cuidado. O jardim fica em frente ao Palais Royal, erguido no século 17, e em seu entorno há restaurantes, cafés, galerias de arte e antiquários.
Endereço: 2 Gal de Montpensier, 75001 Paris, França.
Fonte: CNN Brasil