
Sustentabilidade
Destaque em Nova York, arte do brasileiro Jay Boggo ganha exposição com peças impactantes
Por Marlyana Lima - Em 07/03/2025 às 11:22 AM

Expo 2
Impactante. A palavra expressa bem a arte do brasileiro Jay Boggo que desembarca em Nova York com a exposição Forging Fire , que ocupa a Valerie Goodman Gallery, no Brooklyn, até 28 de março. A mostra reúne nove esculturas feitas de madeira carbonizada, incluindo castiçais, centros de mesa e candelabros, além da versão carbonizada do banco Cacau, uma das peças mais icônicas de sua trajetória.
Artista plástico e também estilista, Boggo é reconhecido por vestir nomes como Gilberto Gil e Reynaldo Gianecchini. Seus múltiplos talentos o levaram a explorar a convergência entre arte, design e sustentabilidade, utilizando a técnica de carbonização, que fortalece a madeira e a torna mais resistente a cupins e fungos, além de conferir uma tonalidade escura e orgânica. O processo, inspirado em saberes indígenas brasileiros e na tradição arquitetônica japonesa, carrega narrativas de resistência e transformação.

A exposição Forging Fire está em cartaz na Valerie Goodman Gallery
As obras são produzidas em colaboração com mestres carpinteiros da Amazônia , valorizando o conhecimento ancestral das comunidades ribeirinhas. A curadoria da exposição fica por conta da historiadora de arte Renata Baltar, que se aprofundou nas técnicas tradicionais para contextualizar a coleção.
Com Forging Fire , Jay Boggo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, evitando o uso de produtos químicos e reaproveitando materiais ao longo do processo criativo.

Banco Cacau com o processo de carbonização
Mais notícias


1,08 MILHÃO DE UNIDADES
