
PRÊMIO INÉDITO
Deu Brasil no Oscar: ‘Ainda estou aqui’ leva prêmio de melhor filme internacional
Por Marlyana Lima - Em 03/03/2025 às 12:20 AM

Momento de emoção: Walter Salles exibe o primeiro Oscar do cinema brasileiro, pelo filem “Ainda Estou Aqui” Foto: Reprodução
Valeu a torcida. O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional e fez história com prêmio inédito para o Brasil.
A obra protagonizada por Fernanda Torres, alcançou um feito inédito ao vencer o Oscar na noite deste domingo (2), em Los Angeles. O longa-metragem brasileiro superou o filme francês Emilia Pérez, um dos favoritos à estatueta, e conquistou o primeiro Oscar para o Brasil na história.
Em seu discurso, Walter Salles comemorou a vitória. “Obrigado em primeiro lugar, em nome do cinema brasileiro. É uma honra receber esse prêmio em um grupo tão extraordinário de cineastas. Dedico esse prêmio a uma mulher que depois de uma perda, durante um regime autoritário, decidiu não se curvar e resistir. Esse prêmio é dedicado a ela, o nome dela é Eunice Paiva. E dedico esse prêmio às duas mulheres extraordinárias que derem vida a ela: Fernanda Torres e Fernanda Montenegro“, disse
Além de Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, concorriam na mesma categoria os filmes A Menina com a Agulha (Dinamarca), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e a animação Flow (Letônia).

“Ainda Estou Aqui” levou mais de 5 milhões de pessoas aos cinemas brasileiros
“Ainda Estou Aqui”, que narra a história de Eunice Paiva após o assassinato de Rubens Paiva pela ditadura militar, começou sua trajetória de sucesso no Festival de Veneza 2024, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. Também venceu o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver e o Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.
Nas redes sociais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva repercutiu a vitória e comemorou: “Hoje é o dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. Orgulho do nosso cinema, dos nossos artistas e, principalmente, orgulho da nossa democracia. Eu e Janja estamos muito felizes assistindo tudo ao vivo”, afirmou.
Mais notícias


190 anos
