Cultura e lazer
Dragão do Mar traz programação especial “Férias no Dragão” em janeiro
Por Viviane Ferreira - Em 28/12/2023 às 11:45 AM
Complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) ligados à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia o ano com mais um “Férias no Dragão”, ciclo programático especial que traz, ao longo do mês, uma intensa programação, com atrações em múltiplas linguagens para públicos diversos, grande parte dela gratuita ou com preços acessíveis.
Música
Ao longo de janeiro, o Dragão do Mar traz uma série gratuita de shows a partir das 19h, com acesso limitado à capacidade dos espaços. A programação terá início no dia 13, no Anfiteatro Sérgio Motta, com uma noite dedicada ao romance. Daniel Groove lança o single “Volta” e apresenta um repertório com os sucessos dos seus três álbuns solo, além de inéditas do seu próximo trabalho, “Quarto Secreto”, com lançamento previsto para 2024. Em seguida, no show “Só as Românticas”, Fernando Catatau revela-se um poeta romântico num setlist com clássicos da banda Cidadão Instigado, covers e músicas fruto de parcerias.
No dia 14, o Espaço Rogaciano Leite Filho, será pista para as potentes caixas de som de mais um Sound System no Dragão, com os DJs Vládia Soares e Coka Vibration, do projeto Come inna di Dance, ecoando o melhor do reggae.
No dia 19, no Anfiteatro, será a vez de duas talentosas multiartistas. No show “Caos e Benção”, Di Ferreira traz canções autorais e releituras de músicas brasileiras e cearenses, apresentação que será seguida da performance em voz e violão da cantora, compositora, multi-instrumentista e artivista mineira Bia Ferreira, com a música que ela própria define como “MMP – Música de Mulher Preta”.
No dia 20, os amantes do forró poderão curtir o ritmo e dançar à vontade no Espaço Rogaciano Leite Filho. Quem abre a noite é o DJ Nego Célio, com o projeto “ Forró do Pingoró”, seguido da apresentação de Daniella Campelo e Lucinha Owens, com os clássicos de “Forró como Antigamente”.
No dia 26, dois cearenses dividem o palco do Teatro Dragão do Mar para apresentar seus trabalhos autorais. Clau Aniz inicia os trabalhos com “Mácula”. Arquelano explora a música eletrônica (com influências do R&B, hip hop, funk, pop e soul) partindo da poética de sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+, metropolitano e periférico.
Nego Gallo e Rico Dalasam são os nomes que encerram a série de shows do Férias no Dragão, no dia 27, no Anfiteatro, apresentando seus projetos “O Importante é Enquanto se é Presente” e “Escuro Brilhante”, respectivamente.
Espetáculos Cênicos
Não faltam atrações para quem não perde um bom espetáculo. As temporadas de projetos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa seguem trazendo espetáculos de teatro, circo, dança, performances e infantis, de terça a domingo, com apresentações gratuitas ou com preços acessíveis. Nos dias 12 e 19, haverá também o XVII Festival de Esquetes da Cia. Teatral Acontece – Empreendendo Sonhos.
Planetário
O Planetário Rubens de Azevedo segue com quatro sessões lúdicas de quinta a domingo, mas inicia o ano com grade renovada, com destaque para a sessão infantil “O Deus Kim e a Astronomia Maya”, nestes dias, sempre às 19h. Os ingressos para as sessões, que custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.
Também tem programação gratuita, sempre aos sábados e domingos de janeiro, às 16h, com o “Música nas Estrelas” apresentando encantadoras projeções acompanhadas de trilhas musicais. São distribuídos 50 acessos uma hora antes, na bilheteria do Planetário, no dia de cada sessão.
E no dia 19 de janeiro, das 19h às 21h, no “Noite das Estrelas”, um telescópio especial é disponibilizado ao público para observação astronômica gratuita, por ordem de chegada. A observação fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.
Cinema
Além de estreias semanais, em janeiro, o Cinema do Dragão sedia a 4ª edição da Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas -, mostra de difusão e reflexão sobre a produção audiovisual de autoria negra e indígena, com sessões gratuitas de 10 a 14 de janeiro, às 17h e às 19h, e realiza a 10ª edição da Mostra RetroExpectativa, que traz, entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro, filmes aclamados pela crítica e pelo público, títulos destacados pela curadoria, clássicos e inéditos no Ceará, além de debates e oficina. A décima edição da RetroExpectativa conta com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, da Embaixada da França no Brasil e Institut Français
Museus
A boa pedida para quem gosta de artes visuais é visitar os Museus do Dragão, que seguem com exposições gratuitas de quarta a domingo. “Terra de Gigantes”, com curadoria de Daniel Lima, fica em cartaz até o dia 21, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE). “Festa, Baia, Gira e Cura”, de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), encerrará no dia 28. Uma semana antes, em celebração ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, haverá um cortejo
Vale também conferir as atividades formativas ofertadas pelos Museus, também gratuitas, entre elas vivência com os artistas Zé Tarcísio e Gerson Ipirajá, realizada pelo MAC-CE, no dia 16.
Programação infantil
Além do Brincando e Pintando no Dragão, sempre aos domingos, a partir das 16h, na Praça Verde, o programa Dragão Encantado traz a “Roda de histórias dos Cabinhas Leitores”, de Tiaia Tavares, nos dias 7 e 14, e “A Lenda do Mosquito e a Lâmpada”, da Cia teatral Criando Arte, nos dias 21 e 28.