Destaque Internacional
Duas sorveterias brasileiras entram na lista das 50 melhores do mundo
Por Viviane Ferreira - Em 26/07/2022 às 2:17 PM
O ranking que elenca as melhores gelaterias do mundo foi divulgado no início do mês e contou com mais de cinco mil artesãos de todo o mundo. De acordo com os organizadores, a ideia é trazer sabores, receitas e aromas diversos e que encantam o público.
A Cairu, que fica localizada em Belém, no Pará, ocupou a 32ª posição da lista e angariou, ainda, por meio do chefe Armando José Lauian Filho, o título de sorveteiro “de ouro” do país.
Aberta há mais de 50 anos por Ruth e Armando Laiun, dizem que ir a Belém e não provar um de seus sabores é como se a viagem não tivesse acontecido.Foi eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014 e faz sucesso por apresentar sabores com fruta exóticas e mais conhecidas na região, como mucuri, cupuaçu, taperebá ou bacuri.
Outra brasileira que participa da lista é a San Lorenzo, localizada em São Paulo. A sorveteria levou a 37ª posição do ranking e é conhecida por trazer diversidade de sabores em seu cardápio.
A gelateria traz opções exclusivas como baba de moça, gorgonzola, hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa.
O chef gelatiere é Brenno Floriano, que já ganhou outros prêmios no mesmo festival, em 2018 e em 2021, todos com o sabor San Lorenzo, um gelato de ricota, variegato de mel com alecrim e pinholes.
1º posição do ranking
Marco Venturino, da loja de gelatos I Giardini di Marzo (localizada na cidade de Varazze, na província de Savona, Ligúria), foi nomeado o melhor mestre de gelato de 2022, premiado com três coroas por seu gelato Bocca di Rosa.
A sobremesa gelada vencedora é feita com leite, chocolate branco e uma base artesanal de água de rosas. O seu sabor único foi inspirado numa especialidade menos conhecida da Ligúria, o xarope de rosas rico, cremoso e aromático.