Res(peito)
Durante o DFB, Senac apresenta exposição digital reunindo 10 mulheres que venceram o câncer de mama
Por Viviane Ferreira - Em 23/05/2022 às 5:38 PM
Por acreditar que o corpo é uma das principais formas de conexão entre indivíduo e o mundo, o DFB Festival, maior evento de moda autoral da América Latina, abre espaço para o Senac, em parceria com o instituto do Câncer do Ceará(ICC), apresentar a exposição digital “Res(peito)”, que reúne 10 mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), chancelado pelo Ministério da Saúde, estima-se que, em 2022, mais de 66.200 novos casos da doença surjam. O Ceará situa-se entre os sete estados com maior índice previsto, com taxa estimada de 50,54 casos para cada 100 mil mulheres.
A expo digital “Res(peito)” confirma que, quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de plena recuperação, mesmo que com sequelas emocionais ou físicas. É o que atestam as 10 convidadas que posaram para as lentes de Nicolas Gondim, fotógrafo que também assina as imagens da campanha do DFB Festival 2022.
Os visitantes irão conhecer trechos dessas histórias nos vídeos exibidos na exposição, assinados pelo diretor criativo do DFB, Charles W, durante os dias 25 a 28 de maio.
O idealizador e diretor geral do DFB Festival, Cláudio Silveira, reforça que o nome da exposição “simboliza a integridade e a dignidade com que cada uma dessas mulheres teve que lidar com a situação delicada de, num momento, se deparar com as incertezas que envolvem o tratamento e as chances de cura”. Nos depoimentos coletados, a percepção de que, mais do que sobreviventes ou vítimas, essas mulheres mastectomizadas são forças atuantes, que exigem respeito por serem quem são e por terem os corpos que têm após o processo de luta contra o câncer de mama.