Empresários cearenses participam de encontro com Fernando Henrique

Por Admin - Em 30/09/2014 às 10:07 AM

Mais de mil pessoas participaram da terceira edição do Brasil em Debate, evento promovido pela Coopercon-CE em parceria com o Sinduscon-CE. O encontro contou com palestra do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que fez uma análise dos principais entraves na economia e política do Brasil.

Segundo FHC, o país está em uma “encruzilhada realmente séria”, embora ainda haja tempo para reverter o quadro. “O Brasil não vai acabar, mas se as mudanças não forem feitas, vai continuar se arrastando”, afirmou. O sociólogo e cientista político apontou “acertos” do atual governo, que continua aumentando o crédito e estimulando o consumo, mas acrescentou que estas ações não podem ser praticadas isoladamente, deixando de lado o controle da inflação, o equilíbrio do Banco Central e os investimentos de que a economia precisa.

A falta desta ação conjunta tem levado o Brasil a cair na chamada “armadilha do baixo crescimento” que, de acordo com FHC, só poderá ser revertida se houver competência por parte dos governantes para que sejam tomadas as medidas urgentes. Parte dessas medidas está ligada às reformas (tributária, trabalhista, política), que embora não passem facilmente pelo Congresso, oferecem alternativas que resolvem alguns pontos cruciais.

Marcos Novaes, presidente da Coopercon-CE, reforçou em seu discurso de abertura, a importância de reunir a sociedade civil para discutir os rumos do País e cobrar melhorias. “Para o setor da construção civil, um dos principais motores do crescimento da economia brasileira, é impossível seguir em um cenário sem previsibilidade e confiança”, aponta.

O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, também destacou a importância do evento: “Acreditamos que somente em um debate de ideias podemos nos aprofundar nos rumos que o Brasil está seguindo. Precisamos reforçar o papel do setor da construção civil perante o cenário político nacional, por isso a realização deste evento é feita de forma estratégica, visando fomentar novas ações”. 

Entre os empresários cearenses que participaram do encontro estava: Deda Studart, Luciano Cavalcante, Beto Studart, Roberto Macêdo, Paulo Angelim, Patriolino e Graça Dias, Daniel e José Simões. Detalhe, durante o evento ainda houve a exposição do Audi Q5. Confira a cobertura completa, aqui.

Deda Studart e Luciano Cavalcante

Foto: Balada In

Mais notícias

Ver tudo de Notas